Eventos com a temática Setembro Azul são realizados na Reitoria – Instituto Federal do Paraná

Eventos Institucionais

Eventos com a temática Setembro Azul são realizados na Reitoria

Publicado em

Copiado!
Imagem ilustrativa com fundo azul. Em primeiro plano, estão o laço azul, marca da campanha setembro azul, e a frase "Setembro Azul".

No dia 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, eventos na Reitoria lembram a campanha Setembro Azul

No dia 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, dois eventos a serem realizados na Reitoria do IFPR lembram o Setembro Azul, mês em que se comemoram datas importantes na história de lutas e conquistas da comunidade surda.

Às 9h, na Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), será realizada mais uma edição do Café Proeppi, com a Temática “Setembro Azul”. No encontro, o tema a ser discutido será “Desafios de participação dos surdos no esporte”, com Josiane Maria Poleski, servidora do IFPR ligada à Proeppi, e Maurisclei Nascimento Moreira, Presidente da Associação dos Surdos de São José dos Pinhais (ASSJP).

Às 14h, na Pró-Reitoria de Ensino (Proens), a Coordenadoria Geral dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Conapne) realiza o bate-papo em comemoração ao Dia do Surdo. O bate-pape será conduzido pelas servidoras Josiane Maria Cândido Gomes da Silva, docente do Campus Paranaguá, e Josiane Maria Poleski. A professora Josiane trata do tema “Avanços e desafios de ser professora surda no IFPR”. A servidora Josiane Poleski trata do tema “Ser surdoatleta”.

Sobre o Setembro Azul

O Setembro Azul surgiu a partir da luta da comunidade surda por seus direitos. No mês de setembro aconteceram diversos marcos históricos para a comunidade surda que merecem ser lembrados e homenageados. Sendo assim, vários eventos são promovidos no mês de setembro para uma maior conscientização sobre a comunidade e também para comemorar as conquistas obtidas por essas pessoas ao longo dos anos.

Topo