Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR INSTITUTO FEDERAL Paraná
notícias Café Pedagógico divulga temas dos encontros de capacitação para 2019

Café Pedagógico divulga temas dos encontros de capacitação para 2019

Publicado em

Participe!

A Pró-Reitoria de Ensino (Proens) irá realizar, pelo segundo ano consecutivo, o Café Pedagógico: Diálogos Avançados em Educação. Para os próximos meses, a proposta inicial dos temas dos encontros inclui “Projetos Político-Pedagógicos -PPP” (14/03), “Direito à Educação” (04/04) e “Permanência e Êxito” (02/05).

O primeiro encontro acontecerá no dia 14 de março, das 14h às 16h, por meio da ferramenta Google Meet (código da reunião meet.google.com/phe-utxi-yjv) e será estruturado da seguinte forma:

  • Interlocução 1: IFPR e o desafio da superação da racionalidade funcional. Responsável: Prof. José Mateus Bido
  • Interlocução 2: A importância da leitura e da escrita como formas de desenvolvimento da consciência crítica Responsável: Prof.ª Miriam Juliana Pastori Bosco
  • Interlocução 3: Educar em tempos de transformação da experiência do tempo Responsável: Prof. Jhonatan Uewerton Souza

A ação dá continuidade à edição 2018 do Café Pedagógico, que demonstrou sua efetividade pela participação constante e permanente dos campi, resultando em maior integração no desenvolvimento de ações educacionais, as quais envolvem temáticas emergentes na educação nacional e seus impactos no dia a dia dos cursos ofertados pelo IFPR.

Para 2019, o objetivo principal dos encontros é fortalecer as discussões para a construção dos Projetos Político-Pedagógicos a partir da atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2018, bem como propor a discussão de outras temáticas que se fizerem necessárias no contexto dos campi.

Encontros de Capacitação

Destinado a favorecer o diálogo e a interação entre servidores, sobretudo os que atuam nas áreas pedagógicas dos campi e Pró-reitoria de Ensino, a edição de 2019 do Café Pedagógico ocorrerá em formato de encontros de capacitação ao longo do ano letivo, que reunirá servidores, equipes pedagógicas dos campi, Diretoria de Educação a Distância (EaD) e Proens, com a utilização das salas de videoconferência para debater as temáticas específicas com a presença de um convidado externo e/ou interno especializado no tema em qualquer uma das salas.

Os encontros serão mensais, com carga horária de 4 horas, sendo 2 horas em videoconferência e 2 horas para diálogo local entre cada equipe. Em cada evento mensal será convidado um especialista que fará a condução do diálogo, podendo este ser convidado dos campi, de acordo com a disponibilidade e interesse pela temática. Ele será o responsável pela condução do diálogo, atendimento e certificação do convidado.

Segundo Sandra Urbanetz, diretora de Ensino Médio e Técnico da Pró-reitoria de Ensino do IFPR, “as ações formativas desenvolvidas no âmbito do Instituto são essenciais para o fortalecimento da ação pedagógica institucional, posto que somos uma instituição inclusiva em todos os aspectos”, destaca.

Confira abaixo a proposta inicial de temas do “Café Pedagógico: Diálogos Avançados em Educação” para 2019:

  • 14/03 – PPP (Projeto Político Pedagógico);
  • 04/04 – Direito à Educação;
  • 02/05 – Permanência e Êxito;
  • 13/06 – Inovação Curricular;
  • 04/07 – Formação Integrada na EPT;
  • 01/08 – Avaliação de Cursos;
  • 05/09 – Relações Étnico-Raciais;
  • 03/10 – Educação de Jovens e Adultos;
  • 07/11 – Formação Docente;
  • 05/12 – Educação Inclusiva.

Leia mais

Topo