Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR INSTITUTO FEDERAL Paraná
Início notícias Bibliotecas do IFPR passam a oferecer acervo virtual aos usuários

Bibliotecas do IFPR passam a oferecer acervo virtual aos usuários

Publicado em

Imagem de fundo branco com quatro livros na frente e um cursor de mouse como texto Biblioteca Virtual
Conheça a biblioteca do IFPR!

Os usuários das bibliotecas do IFPR têm um grande motivo para comemorar neste ano. Isto porque o Sistema de Bibliotecas da instituição passa a oferecer acesso às obras do acervo da Biblioteca Virtual da Pearson, que reúne mais de sete mil obras de diferentes selos editoriais. A Biblioteca Virtual está integrada ao acervo físico das Bibliotecas do IFPR e já pode ser consultada pelo sistema Pergamum.

De acordo com a Coordenadoria-geral de Bibliotecas (CGB) do IFPR, o novo serviço traz diversos benefícios ao usuário e também à instituição, como:

  • Diversidade de acervo para atender aos diversos níveis dos cursos do IFPR;
  • Adequação aos novos critérios estabelecidos pelo Inep/MEC para reconhecimento dos cursos superiores, com objetivo de atingir a nota máxima;
  • Credenciamento EaD, com suporte e treinamento pedagógico específicos;
  • Ampliação do acesso ao acervo das bibliotecas para toda comunidade do IFPR e a diminuição da chance de um livro estar esgotado;
  • Mobilidade de acesso em qualquer suporte: desktop, tablets e smartphones;
  • Recursos interativos: busca avançada, ferramenta de anotações, seleção de livros favoritos, impressão de páginas, download de conteúdos e ferramenta para destacar trechos do conteúdo;
  • Acessibilidade: integração com softwares de acessibilidade para acesso às pessoas cegas;
  • Sala Virtual: espaço digital integrado com o livro, onde é disponibilizado material de apoio específico para docentes e estudantes.

O acesso dos servidores e discentes do IFPR acontecerá mediante login e senha criados nas bibliotecas dos campi. No caso da Reitoria, o cadastro será feito automaticamente com a base de dados oferecida pela Dtic.

Capacitação

A CGB pretende realizar capacitações da comunidade interna para uso do novo acervo. A primeira delas acontece no dia 06 de fevereiro, no Campus Curitiba, e é destinada aos servidores de Curitiba e região que desejam conhecer melhor a ferramenta.

Leia mais

Topo