Apresentações Culturais engrandecem o III SE²PIN – Instituto Federal do Paraná

Apresentações Culturais engrandecem o III SE²PIN

Além da programação voltada à pesquisa, inovação, ensino e extensão, o III SE²PIN também contou com apresentações culturais, que complementaram o evento. Ao todo, foram 15 manifestações de nove câmpus do IFPR, que englobavam as quatro vertentes culturais presentes no currículo do Instituto: dança, teatro, música e artes visuais.

Na dança aconteceram as seguintes apresentações: “Tangos Flamencos” do Grupo de Arte Flamenca do Câmpus Umuarama; “Dança de Rua” do Teatrando de Foz do Iguaçu; “Dança Conosco” de Paranavaí; “Solo Expressão” da Cia Movimento de Palmas; “Sevilhanas” do Grupo de Arte Flamenca de Umuarama. O teatro teve “Brincando na Praça” do Grupo Drama das Letras de Palmas e “Que horas são?” de Jacarezinho. A música ficou por conta das atrações: Cantarolando – Clube da Música,  de Foz do Iguaçu; Augusticos, de Jacarezinho; Música – de tudo um pouco, de Umuarama; Cenoura sem Identidade Show – Ivaiporã; Cabeças Voadoras – Telêmaco Borba; Execução de Música Mercedita cantado com acordeon – Irati; Raparigos, Paranaguá. Por fim, as artes visuais ficaram por conta da exposição de fotografias produzidas pelos alunos do IFPR.

O Professor Givaldo Oliveira, do Câmpus Foz do Iguaçu, um dos responsáveis pelas escolhas das apresentações, ficou impressionado com a quantidade de inscrições: “O que se pode notar é uma valorização do aspecto cultural como parte da formação integral do aluno. No SE²PIN, a parte técnica é contemplada por meio da programação científica e o aspecto humano é mediado pela qualidade artísica”, afirma.

Givaldo também participou com o Grupo Cantarolando, que abriu o evento este ano, e que já esteve presente no SE²PIN passado. “A cada ano que passa o evento vai se qualificando,  oportunizando  que as diversas áreas possam ser apresentada com uma maior estrutura e profissionalismo. No que se refere às atividades artísticas, estamos passando de atividade de entretenimento para um momento de troca artística”, coloca.

O Curso de Formação Continuada em Dança de Salão foi criado como uma proposta educativa de atividade física voltada à saúde da comunidade do Câmpus Paranavaí. A coreografia “Dança Conosco” é o primeiro trabalho realizado por esse grupo. “A estreia aconteceu no SE²PIN, e não poderíamos ter escolhido melhor ocasião. Com certeza, foi um momento especial para todos os envolvidos. Um momento que não esqueceremos”, afirma Aparecida Bernardete Gaion, Coordenadora do projeto.

Para os alunos, a emoção foi a mesma. “Essa estreia no SE²PIN foi extremamente fantástica em todos os aspectos. A apresentação me ensinou muitas coisas que vou levar como aprendizagem: nós não somos dançarinos profissionais, mas fomos capazes de aprender e persistir. Ao final da apresentação, fiquei bastante emocionado, pois foi uma experiência mágica e única. Eu só tenho a agradecer”, afirma Gabriela de Souza Silva, aluna e uma das dançarinas do grupo. Outro integrante, Moacir Henrique Souza Berlim, afirma: “A emoção mais forte que já senti”.

Larissa Lopes Mellinger, Coordenadora de Empregabilidade da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi) e da Comissão Organizadora do evento, destaca o estímulo pela produção interna. “As apresentações tinham a cara dos estudantes, estava dentro do mundo cultural que eles vivem. Os alunos que estavam presentes gostaram e aproveitaram bastante, justamente por se sentirem identificados. O SE²PIN é feito para os alunos, então, proporcionar essa manifestação cultural deles mesmos torna-se gratificante”, finaliza.

As fotos das apresentações serão disponibilizadas em breve.