Ano começa com obras em campi do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Ano começa com obras em campi do IFPR

O ano começou movimentado no IFPR: em janeiro tiveram início as obras dos ginásios dos campi Cascavel, Ivaiporã, Irati e Paranavaí; e das quadras de Barracão e Capanema. Além dessas, as construções dos ginásios de Jacarezinho e Umuarama e as novas instalações elétricas para laboratório no Campus Irati estão em andamento.

Todas essas ações são acompanhadas, in loco e periodicamente, por engenheiros fiscais. O Coordenador de Obras do IFPR, Rafael Rapp, esclarece como é realizado esse controle: “são feitas viagens quinzenais para vistorias técnicas, cujo objetivo é a verificação da qualidade aplicada, conferência de medições, atendimento às normas técnicas pertinentes e fidelidade da execução aos projetos. Além disso, a equipe técnica, quando em Curitiba, sana dúvidas, discute e formula soluções para eventuais questionamentos”.

Os profissionais também acompanham a entrega, como a que aconteceu dia 18 de janeiro, na qual os engenheiros e arquitetos estiveram no Campus Assis Chateaubriand para presenciar o recebimento do bloco didático, com 2.481,54m², três pavimentos, 16 salas, além de espaço para área de convivência.

Tanto trabalho é recompensado pela satisfação em contribuir por um IFPR melhor. “Utilizando-se dos recursos disponíveis, tentamos passar nossa visão de escola ideal. Durante a fase de projeto, imaginamos diversas situações nos espaços como a interação do aluno/professor, o conforto térmico, a segurança, a flexibilidade de uso, entre outras questões. De certa forma, as edificações dos campi influenciam o método de ensino, o funcionamento e a identidade institucional do IFPR”, releva o Coordenador de Projetos, Fernando Henrique Neves.

O sentimento do Diretor de Infraestrutura da Pró-Reitoria de Administração (DI/Proad), Tiago Radaskievicz não é diferente: “Na engenharia desenvolvemos a capacidade de resolver problemas, ser o elo entre a demanda e a solução. Esta é a diretriz de nossa formação e da nossa função como servidores da instituição e isto deve ser mantido independentemente do cenário apresentado. Assim, a maior satisfação é sobressair-se às adversidades e conseguir cumprir nossas atribuições, honrando a confiança e os investimentos em nós depositados”.

Os ginásios dos campi Cascavel, Ivaiporã, Irati e Paranavaí tem previsão de entrega para novembro, e as quadras de Barracão e Capanema para abril de 2017. As construções dos ginásios de Jacarezinho e Umuarama, iniciadas em outubro de 2016, devem acabar em agosto deste ano.

Na DI estão lotados três engenheiros civis, dois engenheiros eletricistas e três arquitetos, além de uma auxiliar em administração, uma orçamentista e um estagiário; veja a equipe. O e-mail para contato é o di@ifpr.edu.br.

A Proad
À Pró-Reitoria de Administração (Proad) compete, entre outros, fomentar as políticas e acompanhar a execução das atividades relativas à contabilidade, orçamento e finanças, infraestrutura e serviços necessários ao pleno desenvolvimento das atividades acadêmicas. A unidade é dividida em quatro diretorias: Diretoria de Contabilidade, Orçamento e Finanças (Dcof), Diretoria de Compras e Licitações (DCL), Diretoria de Contratos, Atas e Serviços (Dcas) e Diretoria de Infraestrutura (DI). Saiba mais.