Alunos do IFPR se destacam na 12ª Obmep – Instituto Federal do Paraná

Alunos do IFPR se destacam na 12ª Obmep

Os alunos do IFPR se destacaram na 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, realizada nos dias 07 de junho e 10 de setembro, e que teve seus resultados divulgados no último dia 30. A Obmep é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

Os campi de Coronel Vivida, Foz do Iguaçu, Goioerê, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Paranaguá, Paranavaí, Pitanga, Telêmaco Borba e Umuarama tiveram estudantes premiados com medalha de menção honrosa; confira abaixo.

A medalha de ouro do IFPR foi do Campus Londrina com Gustavo Martins; o campus também recebeu a de bronze por meio do estudante Tadeu Wasick Neto. A docente Kátia Bertolazi, comemora o resultado com seus estudantes, “a meta continua sendo proporcionar uma formação acadêmica de excelência aos nossos estudantes para que os mesmos possam, em um futuro próximo, contribuírem para o desenvolvimento científico e tecnológico do país”.

Pedro Gumy, discente do Campus Irati, também recebeu a medalha de bronze no nível 3. Diego Zontini, Diretor-Geral e professor de Matemática, aponta que o estilo de trabalhar da Obmep é mais focado no raciocínio matemático abstrato, permitindo que os alunos tenham contato com a matemática pura. “É importante destacar que os nossos alunos só concorrem com escolas que possuem processo de seleção para ingresso”, destaca.

Segundo o professor Guilherme Leopold, do Campus Umuarama, dos dez estudantes premiados na cidade no Ensino Médio, sete são do IFPR. “Esses resultados muito nos motivam e demonstram que a proposta de ensino do Instituto tem dado certo”. O bom resultado também está no Campus Pitanga, que em dois anos de funcionamento obteve dupla premiação nacional em Olimpíadas de Matemática.

A Obmep é composta por duas etapas: aplicação de uma prova objetiva a todos os alunos das escolas inscritas no âmbito nacional e de uma prova discursiva aos alunos selecionados de cada escola. A edição 2016 contou com 17 milhões de participantes.

Campus Avançado Barracão
Natanaelli L. R. Lorenzetti – Nível 3 – Bronze