Alunos do IFPR são premiados na XVI Olimpíada Paranaense de Química – Instituto Federal do Paraná

Alunos do IFPR são premiados na XVI Olimpíada Paranaense de Química

Cinco estudantes do IFPR foram premiados na XVI Olimpíada Paranaense de Química (OPRQ). A OPRQ integra o Projeto Nacional das Olimpíadas de Química e, no Paraná, é promovida pela UTFPR, com apoio da Secretaria de Estado da Educação e do CRQ.

O aluno Rhuan Gustavo Vieira de Sousa, do Campus Foz do Iguaçu, ganhou medalha de prata. Outros quatro estudantes receberam menção honrosa: Guilherme Quizzini Barbosa e João Victor Tomaz Bissochi, do Campus Londrina; e Yudi Kubota Duarte de Oliveira e Nicolas Kirchhoff Alves, do Campus Paranaguá.

A premiação estadual foi realizada em cerimônia realizada na Sede do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) na sexta-feira (2). Veja as fotos.
OPRQ
A Olimpíada é realizada em duas fases. A primeira ocorre nas escolas e seleciona, no máximo, 25 alunos para participar da Fase II. Esta segunda etapa é composta por provas escritas aplicadas simultaneamente em todos os campi da UTFPR.  Os alunos competem em duas modalidades, uma voltada a estudantes do primeiro e/ou segundo ano do Ensino Médio (modalidade A) e outra destinada a secundaristas do terceiro e/ou quarto ano (modalidade B).

De acordo com o regulamento da competição,  a Olimpíada visa descobrir jovens com talentos e aptidões para o estudo da Química, estimulando a curiosidade científica e incentivando-os a se tornar profissionais da área.

Para o professor Sérgio Garcia dos Martires, docente da área de Química do Campus Paranaguá e Pró-Reitor de Ensino do IFPR, a OPRQ estimula os discentes a se aprofundarem no estudo da disciplina. “Por exemplo, um desses estudantes premiados disse que já começará a estudar conteúdos de Química que ainda nem teve no curso para adiantar a preparação para a OPRQ do ano que vem”, conta.

Segundo o professor, os bons resultados do Instituto têm estimulado a participação de outros estudantes. “Em Paranaguá, na Fase I, tivemos 110 alunos inscritos para fazer a prova e tentar a classificação para a segunda fase”, afirma.

Página da OPRQ

Resultado de Curitiba e Região (Contempla Paranaguá) – Modalidade A (menções honrosas para o IFPR)

Resultado de Medianeira e Região (Contempla Foz do Iguaçu) – Modalidade B (prata para o IFPR)

Resultado de Londrina e Região – Modalidade B (menção honrosa para o IFPR)