Alunos do IFPR comemoram resultado na IV Ficiencias e demonstram a importância da iniciação científica – Instituto Federal do Paraná

Acabou nesta sexta-feira (13) a quarta edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias), que aconteceu no Polo Tecnológico Itaipu em Foz do Iguaçu/PR de 10 a 13 de novembro. Neste ano, o IFPR levou 9 prêmios, entre eles aclamação popular e três primeiros lugares.

O Instituto conquistou o 1º lugar de Ciências Biológicas, 2º e 3º de Ciências Agrárias, 2º de Ciências da Saúde, 1º e 3º de Ciências Exatas e 1º e 3º de Ciências Humanas. Além disso, dois trabalhos foram indicados para participar da Feira InnovaCities. Confira as fotos do evento

O 1º lugar de Ciências Biológicas foi para o “Desenvolvimento de um aplicativo móvel para monitoramento participativo de encalhes de fauna marinha no litoral do Paraná”, dos alunos Renata dos Santos e Flavia Rossato, do 4º ano do curso Técnico em Aquicultura e Jorge Ferreira, do 3º ano do curso Técnico em Informática do Campus Paranaguá, sob orientação da professora Izabel Cavallet. O trabalho também foi destaque no site de notícias G1, veja a matéria.

Outra primeira colocação foi para “Elekto – Desenvolvimento de uma urna de baixo custo para votação eletrônica”, na categoria Ciências Exatas. O projeto do Campus Curitiba foi produzido por Anderson Bittencourt, Mariana Scheider e Cláudia Bilyk, do 3º ano do curso Técnico em Informática do Campus Curitiba, e supervisionado pelo professor Paulo Roberto Júnior. Nesta mesma categoria, o Campus Ivaiporã ficou com o terceiro lugar com o “Protótipo de Aplicativo de Localização de Túmulos – Aplicatério” da aluna Leítica Mazzo Portela, do 4º ano do curso Técnico em Informática, orientado pelo professor Onivaldo Flores Júnior.

Em Ciências Humanas, o IFPR também ficou com o 1º e o 3º lugares: “1905: quando trilhos foram mais que caminhos”, de Aline Bueno, do 1º ano do curso Técnico em Informática do Campus União da Vitória, sob orientação do professor Vitor Marcos Gregório; e “Brainfly: Sistema de Testes e Indicação de Material para Auxiliar no Processo de Ensino-aprendizagem”, de Carolina Portes, Geovana de Carvalho Filho e Mariana Carmin e supervisão da professora Elaini Simoni Angelotti, do Campus Curitiba, respectivamente. “Esse prêmio nos motivou muito e agora conseguimos afirmar que queremos aprimorar e seguir com o nosso projeto”, destaca Geovana.

“Efeito da homeopatia sobre o comportamento de frangos de corte em sistema colonial” conseguiu a 2ª colocação em Ciências Agrárias: “Já estou no 4º ano, mas tenho certeza que vou continuar fazendo projetos com essa mesma garra, porque um prêmio como esse é maravilhoso, pois mostra que estamos sendo reconhecidos”, afirma Laila Oliveira, do Campus Ivaiporã, que desenvolveu o trabalho junto com Lucas Silverio. Ainda nesta área, o projeto “Sorvete de Kefir saborizado com frutas e adoçado com mel” de Jaqueline Barboza e Amanda Silva de Oliveira, com orientação de Professora Tatiana Pimentel, do mesmo campus, ficou em 3º. Jaqueline também recebeu uma menção especial, por ter participado das quatro edições da feira. A discente, que é do curso de Informática, escolheu fazer a faculdade de Engenharia de Alimentos pela influência que os projetos ligados a essa área tiveram na vida dela. “A feira incentiva muito a inovação, e quero continuar pensando em projetos que ajudem no desenvolvimento de produtos alimentícios”, afirma. A professora Tatiana também recebeu uma menção especial por estar orientando oito trabalhos nesta edição da Feira.

O prêmio de Aclamação Popular foi entregue na quinta-feira (12) para o projeto “Ludoteca para o ensino de Matemática e Química” do Campus Avançado Barracão, das alunas Bianca Pinno, Ana Paula da Silveira, Cristiane Carvalho dos Santos, Bianca Teles, Agnes Suellen e Maria Eduarda Massocato, orientadas pela professora Fernanda Marchiori. O vídeo, visualizado 2.026 vezes, foi também o mais curtido, com 400 likes. O mesmo projeto foi escolhido para representar a Ficiencias na Feira InnovaCities, que acontecerá na cidade de 10 a 12 de dezembro. O projeto do Campus Paranaguá do aplicativo para animais encalhados no litoral do estado também foi um dos contemplados.

Um diferencial deste ano foi a grande quantidade de alunos que se mobilizaram para participar da Feira. Um exemplo são os discentes do Campus Ivaiporã, como destaca o Diretor-Geral Onivaldo, que também estava orientando um trabalho no evento: “Foi minha aluna que escreveu o projeto e fez inscrição, atitude que se repetiu entre outros trabalhos. É notável que os alunos estão percebendo a importância do processo cientifico dentro do ensino-aprendizagem”, finaliza.

Saiba mais sobre a IV Ficiencias aqui, aqui e aqui. O Instituto já foi destaque nesta reportagem do site G1 e da RPC. E continue acompanhando a cobertura, inclusive na página do IFPR no Facebook para conferir as fotos desta edição.]]>