Alunas do IFPR conquistam primeiro lugar no I Desafio de Tecnologia e Inovação dos IF – Instituto Federal do Paraná

As estudantes Maiara Santos, Eleonora Avello e Julia Gonçalves, do curso Técnico em Mecânica Integrado do Campus Curitiba, conquistaram o primeiro lugar na categoria “seguidor de linha”, do I Desafio de Tecnologia e Inovação dos Institutos Federais. O evento, realizado pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO) na cidade de Porto Velho, entre os dias 30 de maio e 1º de junho, reuniu equipes de robótica de 16 Institutos Federais e de escolas públicas e privadas de todo o país.

Juntas, as estudantes formam a equipe Hakuna Matata, que já obteve destaque em outras competições locais e nacionais de robótica. No ano passado, elas conquistaram o oitavo lugar nas finais da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), um marco histórico para o IFPR. Na ocasião, a equipe foi a única composta apenas por representantes do sexo feminino na etapa nacional do evento.

A participação das estudantes no I Desafio de Tecnologia e Inovação dos Institutos Federais chamou a atenção de diversos veículos de comunicação. Elas foram destaque no site da instituição organizadora do evento e também em reportagem veiculada pela Rede Amazônica, emissora afiliada da Rede Globo em Rondônia.

Tecnologia e Inovação

O 1º Desafio de Tecnologia e Inovação dos Institutos Federais contou com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), ligada ao Ministério da Educação. O evento registrou a participação mais de 200 competidores de todo o país.

A competição foi organizada em seis categorias: Resgate (categoria da OBR); Viagem ao Centro da Terra (Labirinto); Seguidor de Linha (categoria iniciante); Cospace (categoria virtual); Sumô (Categoria Iniciante) e Robotino. Esta última garante vagas para a Olimpíada do Conhecimento 2016, maior evento de educação profissional da América Latina. Os vencedores dessa etapa também terão a oportunidade de representar o Brasil na WorldSkills 2017, evento internacional que reúne mais de 60 países de todo o mundo.

No próximo ano, o Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) será o anfitrião do Desafio.

Equipes para WorldSkills 2017 são definidas em competição

Equipes de todo o Brasil iniciam provas do Desafio de Tecnologia

Institutos federais participam de competição de tecnologia