Ações de internacionalização do IFPR focam em parcerias – Instituto Federal do Paraná

Ações de internacionalização do IFPR focam em parcerias

Com o intuito de aumentar a mobilidade de estudantes e docentes, por meio de ampliação de acordos, projetos e bolsas de estudos internacionais, algumas ações estão sendo realizadas e planejadas para 2019.

A aproximação com instituições internacionais se dá, muitas vezes, por meio da promoção de visitas e reuniões. No início de dezembro, por exemplo, representando a Universidade Antonio Nariño, da Colômbia, o pesquisador Andres Jimenez esteve nos campi Assis Chateaubriand e Foz do Iguaçu, com o intuito de fechar parcerias de pesquisa e acordos de mobilidade entre o Brasil e o país vizinho. A ação é fruto de visita prévia do reitor pro tempore Odacir Antonio Zanatta à Colômbia e vem envolvendo, além dos professores e pesquisadores dos campi do IFPR, a Itaipu Binacional e diversos produtores de peixes e suínos.

Para 2019, algumas metas estão programadas. “Serão prospectadas parcerias e oportunidades internacionais para servidores e alunos do IFPR, filiações em órgãos estratégicos para disponibilizar ações de mobilidade, internacionalização de eventos do Instituto e criação de feiras internacionais próprias, como também a busca por projetos específicos de cooperação internacional, como a parceria com a universidade colombiana”, comenta Adrian Clarindo, assessor das relações internacionais do IFPR. “Há conversas entre o IFPR e institutos politécnicos de Portugal acontecendo. Um memorando de entendimento entre o Instituto Politécnico de Castelo Branco já foi assinado. Há diversos outros interesses de cooperação em trânsito”, finaliza.

Contando também com o apoio do Centro de Línguas do IFPR e da coordenação do Idiomas Sem Fronteiras, a Coordenadoria de Relações Internacionais busca promover a internacionalização ampla do IFPR através da formulação de políticas, da interlocução com parceiros nacionais e internacionais e do apoio às ações, projetos e programas de internacionalização dos campi e outros setores.

Andres Jimenez e professores em visita a piscicultores da região oeste do Paraná