Estudante de Barracão é selecionado para o Parlamento Juvenil do Mercosul – Instituto Federal do Paraná

Estudante de Barracão é selecionado para o Parlamento Juvenil do Mercosul

Publicado em

O estudante do Campus Avançado Barracão do Instituto Federal do Paraná, Luciano Gularte de Lima, do 2ª ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, foi eleito para representar o estado do Paraná no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Com o tema principal “O ensino médio que queremos”, os jovens estudantes de escolas […]

O estudante do Campus Avançado Barracão do Instituto Federal do Paraná, Luciano Gularte de Lima, do 2ª ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, foi eleito para representar o estado do Paraná no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Com o tema principal “O ensino médio que queremos”, os jovens estudantes de escolas públicas, e com boa atuação escolar, elaboraram propostas que abordam as necessidades e anseios comuns ao Mercosul.

Luciano, atualmente com 16 anos e natural da cidade de Dionísio Cerqueira (PR), exercerá mandato de dois anos e, durante esse período, participará ativamente do processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil, documento produzido pelo coletivo do PJM, composto pelos parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados.

O PJM busca promover o protagonismo juvenil, contribuindo para a integração regional dos jovens parlamentares que, após discussões conjuntas acerca de temas vinculados à educação, como inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho, acordam e recomendam a adoção de políticas educativas que promovam uma cidadania regional e uma cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.

Na segunda semana de dezembro, o estudante do IFPR irá a Brasília para participar de um treinamento oferecido a todos os eleitos. Após esse momento, o aluno deverá então começar a colocar em prática a sua proposta “O Ensino Médio que queremos na tri-fronteira”, que visa a integração entre os jovens estudantes que vivem na região da fronteira, estejam estes no Brasil ou na Argentina. Com isso, pretende-se fomentar uma maior troca de informações culturais e reforçar os laços sociais destas comunidades, compromisso que o jovem relata estar com grandes expectativas. “Estou muito feliz e ansioso para começar logo o trabalho e ver as mudanças acontecerem na região”, comentou Luciano.

Este sentimento é compartilhado por toda a equipe do Campus Avançado de Barracão. Em relato, a professora Cicera de Souza mostrou-se animada com a oportunidade “esta é uma chance ímpar na vida não apenas deste aluno, mas principalmente de toda a região da tri-fronteira”, comentou. Já o Diretor-Geral do campus, Joaquim de Lima, ressaltou: “o empenho que todas as pessoas envolvidas com o campus tiveram fazem com que o aluno e o Campus Avançado Barracão ganhem visibilidade com esta projeção internacional”.

Para saber mais, acesse o site do Parlamento Juvenil do Mercosul.

Topo