Melhorias em fluxos de trabalho e integração da equipe são os destaques do VIII Encontro do GT Pessoas – Instituto Federal do Paraná

Entre os dias 7 e 9 de abril, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) realizou o VIII Encontro do GT-Pessoas em Foz do Iguaçu. Representantes do GT dos câmpus, novos câmpus e das pró-reitorias, além dos servidores ligados à Progepe, estiveram reunidos com o objetivo de participar de ações de capacitação, de integração e também para discutir alguns dos fluxos de tramitação processual realizados diariamente nas suas rotinas de trabalho. Quarenta e sete servidores participaram do evento.

A programação teve início na tarde do dia 7, com a participação do Reitor Substituto, professor Ezequiel Westphal, da Diretora Geral do Câmpus, professora Roseli Bernardete Dahlem, e do Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Valdinei Henrique da Costa. O primeiro dia do evento contou com palestras de orientação sobre os sistemas que compõem o Sistema Integrado de Gestão (SIG) e sobre a instrução de processos.

Na quarta-feira (8) pela manhã, as palestras de orientação tiveram continuidade, com a abordagem dos temas “licença para tratamento de saúde” e “estágio probatório”. Durante a tarde, foram realizadas atividades de integração entre os participantes. Por meio de uma parceria com o Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICM-Bio), os servidores ligados ao GT Pessoas visitaram o Parque Nacional do Iguaçu, onde se dividiram em grupos menores para o desenvolvimento das atividades.

Trabalho em equipe favorece a integração e a busca de melhorias para rotinas de trabalho

O principal tópico do encontro foi discutido na quinta-feira, dia 9, com a apresentação das propostas de melhoria para os fluxos de tramitação dos processos referentes a nomeação de professores substitutos, pagamento de taxa de inscrição de evento, pagamento de gratificação de encargo de curso e concurso (GEEC), designação de função, incentivo à qualificação e progressão por capacitação profissional. As propostas começaram a ser desenvolvidas no mês de março, em oficinas de trabalho compostas por servidores da Progepe e os integrantes do GT pessoas dos câmpus, novos câmpus e das pró-reitorias.

Em cada oficina, um servidor foi responsável por coordenar os trabalhos e facilitar a discussão online, prévia ao encontro, sobre um fluxo de tramitação processual específico, além de estimular o entrosamento e a participação dos novos servidores nas discussões do GT Pessoas. Durante o encontro, esses pequenos grupos apresentaram suas avaliações e também as propostas de melhorias. “O encontro em Foz do Iguaçu foi a segunda etapa de um trabalho iniciado no dia 17 de março, com a constituição dos grupos de trabalho responsáveis pela discussão de um fluxo de tramitação processual específico. As atividades de integração realizadas no segundo dia de evento se mostraram muito positivas para o momento de apresentação das propostas de melhoria, já que os participantes do GT Pessoas estavam bastante entrosados e confiantes para dar e ouvir sugestões sobre os resultados apresentados. Partimos agora para uma terceira etapa, que é a implantação em caráter de teste desses novos fluxos, que apresentam agora maior celeridade”, afirma o Diretor de Capacitação da Progepe, Aurélio Ferreira da Silva.

Para a Diretora de Desenvolvimento de Pessoas, Gisley Lima de Menezes, a ambientação dos oito novos integrantes do GT Pessoas foi um dos destaques do encontro: “O Encontro do GT Pessoas é essencial para manter o grupo alinhado com as políticas de gestão de pessoas da Progepe”.

O encerramento do encontro se deu na tarde de quinta-feira (9).]]>