IFPR estará presente mais uma vez na organização da OBR – Instituto Federal do Paraná

Notícias

IFPR estará presente mais uma vez na organização da OBR

Publicado em

Copiado!

O Instituto Federal do Paraná foi convidado e confirmado como representante da organização e realização da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) no estado do Paraná para o biênio 2015/2016.

O convite se deu pelas experiências anteriores no evento. Os professores Marlon Vaz e Marcos Laureano (este como coordenador), do Câmpus Curitiba, participaram do evento em 2013. Após esta edição, os dois docentes buscaram apoio institucional, possibilitando a criação da I Olimpíada IFPR de Robótica, realizada em 2014.

O sucesso na organização do evento, o comprometimento da administração do IFPR e de seus professores foram reconhecidos pelo Conselho Superior da OBR e pela RoboCup Brasil, formalizando o convite para que o Instituto seja o representante estadual da Olimpíada para as duas próximas edições. Laureano será o representante da instituição.

Entenda a OBR
A OBR é aberta à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos de todo Ensino Fundamental (a partir do 1º ano), Médio e Técnico, e engloba duas modalidades: prática e teórica. A modalidade teórica consiste na realização de provas envolvendo a temática de robótica, com aplicação dos conteúdos aprendidos na escola em Robótica. São 5 níveis de prova nesta modalidade, que acontecem na própria escola, em um único dia nacionalmente definido. A modalidade prática é essencialmente voltada a escolas e alunos que possuam kits de robótica ou que queiram construir um robô especificamente para este fim. São dois níveis de competição. As escolas formam equipes de no máximo 4 alunos para participar das seletivas estaduais e para buscar classificação para a competição nacional, cujos campeões representarão o país no mundial da RoboCup.]]>

Topo