Consup realizou última reunião ordinária de 2014 nesta terça-feira – Instituto Federal do Paraná

Consup realizou última reunião ordinária de 2014 nesta terça-feira

Nesta terça-feira (16), os membros do Conselho Superior (Consup) do IFPR participaram da última reunião ordinária do ano de 2014. O encontro foi realizado no prédio da Reitoria do IFPR, em Curitiba. O presidente do Consup, o reitor do IFPR, professor Irineu Mario Colombo, deu início a reunião informando aos conselheiros que a pauta da primeira reunião de 2015 será composta pela pela aprovação das contas 2014 e pela deflagração do processo de escolha de reitor do IFPR.

A discussão da pauta do dia foi iniciada com a homologação das Resoluções Ad Referendum de números 24 a 33 de 2014, todas elas versando sobre a criação de cursos superiores nos câmpus de Assis Chateaubriand, Umuarama, Londrina, Ivaiporã, Irati, Paranaguá e Telêmaco Borba; e da Resolução Ad Referendum nº 34, que trata da aprovação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2014-2018 do IFPR.O presidente do Conselho explicou aos conselheiros que as resoluções foram aprovadas em caráter Ad Referendum, já que a aprovação dos documentos era exigida para processos posteriores, como o cadastramento dos novos cursos nos sistemas do Ministério da Educação – que permite que eles constem na oferta de cursos do Sisu para o ano de 2015.

O segundo item de pauta apreciado pelo Conselho foi a proposta de Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (Paint) 2015, aprovado por unanimidade.

A servidora Alessandra Mariquito foi chamada para elucidar sobre as dúvidas do terceiro ponto de pauta apreciado pelos conselheiros, a proposta de parecer do Consap referente ao Plano de Distribuição Orçamentária de 2015. Alessandra afirmou que a equipe responsável pelo desenvolvimento do Plano esforçou-se para contemplar da melhor maneira possível as necessidades de todas as unidades do IFPR. “A previsão é de que a captação de recursos seja menor que em 2014, mas faremos o possível para atender às necessidades de todas as unidades, em especial as novas”, afirmou a servidora da Pró-Reitoria de Planejamento.

Aprovação de pareceres do Consepe autoriza a criação de novos cursos técnicos em 12 unidades do IFPR

Posteriormente, os conselheiros concentraram-se em apreciar os pareceres do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) do IFPR, referentes à criação do curso técnico em administração, na forma de oferta integrado ao Ensino Médio, nos cursos de Barracão, Coronel Vivida e Pinhais; do curso técnico em Agroecologia, na forma de oferta integrado, no Câmpus Ivaiporã; do curso técnico em Biotecnologia, na forma de oferta integrado, nos câmpus Jaguariaíva e Londrina; do curso técnico em Cooperativismo, na forma de oferta integrado, nos câmpus de Capanema, Pitanga e Umuarama; do curso Técnico em Desenho da Construção Civil, na forma de oferta integrado, no Câmpus Umurama; do curso técnico em Informática, na forma de oferta integrado, nos câmpus de Colombo, Pinhais, Umuarama, União da Vitória e Ivaiporã e no Câmpus Avançado Astorga; e do curso Técnico em Manutenção e Suporte de Informática no Câmpus União da Vitória. Todos os pareceres foram aprovados pelos conselheiros. Vagas para os cursos já foram ofertadas no Processo Seletivo 2015 do IFPR.

O parecer do Consepe que cria o curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Docência da Educação Profissional e Técnica e Tecnológica de Nível Médio, outra pauta da reunião, também foi aprovado pelos conselheiros.

Além dos já citados, foram aprovados os pareceres que extinguem a oferta de vagas nos cursos Técnico em Agroecologia, Técnico em Design de Móveis, Técnico em Edificações e Técnico em Florestas, nas formas de oferta concomitante e subsequente, do Câmpus Telêmaco Borba; e Técnico em Produção de Moda, na forma de oferta subsequente, do Câmpus Irati. O relator da matéria, professor Luiz Carlos Eckstein, afirmou, em seu parecer, que a motivação para a extinção dos cursos encontra-se em fatores como a baixa procura por parte da comunidade em que o câmpus está inserido ou falta de recursos humanos e materiais para atendimento às demandas dos cursos.

Por fim, os conselheiros aprovaram o Regimento Interno do Consepe.

Consup tem novos membros

Os conselheiros Alceri Moreira e Antonio Haliski solicitaram desligamento do Consup. Assumem os suplentes Sérgio Assis Almeida e Cleverton Vicentini.

O Conselho volta a se reunir no dia 12 de março de 2015, conforme calendário de reuniões aprovado nesta terça-feira.