Diretoria de EaD realiza I Encontro de Formação sobre Materiais Didáticos – Instituto Federal do Paraná

Diretoria de EaD realiza I Encontro de Formação sobre Materiais Didáticos

No sábado (21), a Diretoria de Educação a Distância do IFPR realizou o I Encontro de Formação Sobre Materiais Didáticos. Direcionado a docentes de todos os níveis de ensino, profissionais ligados à educação presencial e a distância, profissionais ligados à Rede E-Tec Brasil e demais interessados em atuar na produção de materiais didáticos para cursos técnicos na modalidade de EaD, o evento teve como objetivo compartilhar com os participantes as experiências acumuladas desde 2011 no âmbito do projeto de extensão “Formação Continuada para Professores-autores e Professores-pareceristas: perspectivas para construção e avaliação de materiais didáticos para EaD”, coordenado pelas professoras Ester dos Santos Oliveira, Michele Simonian e Regiane Dionísio Porrua.

O evento foi realizado no Auditório do Câmpus Curitiba e teve início às 08h30. O Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, Professor Ezequiel Burkarter, e o Diretor de Educação a Distância do IFPR, Professor Fernando Amorim, estiveram presentes na abertura. Em sua fala, Burkarter destacou o papel dos Institutos Federais como promotores de avanços nas áreas da educação, ciência e tecnologia. Amorim relatou aos presentes o contexto de criação do Programa E-TEC, que hoje oferece cerca de 130 cursos técnicos na modalidade a distância para todo o Brasil. “Nesse contexto, a produção de material didático é um grande desafio”, afirmou.

A programação seguiu durante toda a manhã. A Professora Michele Simonian deu início com a palestra “Por que formar professores(as) para a escrita de material didático na educação profissional a distância?”. Posteriormente, a docente Sandra Urbanetz ministrou a palestra “A importância da formação de professores(as) da educação profissional como autores de seus materiais didáticos: para além da simples reprodução”. A professora Ester Oliveira tratou do tema “Formação de equipes para a produção de material didático”. O professor Marcos Barbosa também fez uma breve participação, em que apresentou em detalhes a Rede E-Tec Brasil.

A programação terminou com a mesa-redonda “Equipe multidisciplinar na produção de material didático”, com as professoras Regiane Porrua, Elaine Mandelli Arns e Mônica Beltrami, que trouxeram relatos sobre diferentes aspectos da experiência de formação de professores no âmbito do projeto de extensão tema do encontro.

Cerca de 100 pessoas, entre comunidade interna e externa, participaram do evento.

Sobre o projeto

O projeto de extensão “Formação Continuada para Professores-autores e Professores-pareceristas: perspectivas para construção e avaliação de materiais didáticos para EaD” teve início no primeiro semestre de 2011, com o objetivo de dar formação aos docentes do Instituto Federal do Paraná envolvidos com a produção de materiais didáticos para os cursos técnicos na modalidade a distância oferecidos por meio da Rede E-Tec Brasil. Ao todo, o projeto propiciou a formação de cerca de 90 profissionais, tanto da comunidade interna como da externa. “Em um primeiro momento, deu-se ênfase à produção dos materiais didáticos impressos. A perspectiva futura é de trabalhar com todos os tipos de recursos educacionais, em especial com os recursos educacionais abertos (REAS)”, afirma a Professora Michele Simonian.