Programação do III SE²PIN é marcada por trabalhos práticos – Instituto Federal do Paraná

Programação do III SE²PIN é marcada por trabalhos práticos

Nesta terça-feira (21) aconteceram as Mostras de Pôster, Feira de Inovação Tecnológica do IFPR (Iftech) e Robótica no III SE²PIN. O evento está sendo realizado no Câmpus Foz do Iguaçu entre os dias 20 e 23 de outubro. Na Mostra de Pôster, 401 trabalhos de todos os câmpus do Instituto foram expostos. Os temas eram diversificados, como religião, química e reciclagem.Veja a lista completa. Os trabalhos foram analisados por avaliadores, e os premiados serão conhecidos na quinta-feira. “É  meu segundo ano no evento e percebi que os trabalhos estão mais interessantes, está tudo muito bem organizado”, ressaltou Júlia Nassar, aluna do Técnico em Alimentos do Câmpus Jacarezinho. Para Alisson Barrabarra do curso de Ciências Biológicas do Câmpus Palmas, o fato de ser a primeira vez no SE²PIN o deixou bastante ansioso: “Eu estava nervoso para apresentar meu trabalho, mas consegui controlar bem. Agora estou na expectativa para as visitas. É minha primeira vez em Foz do Iguaçu”.

No Iftech, os projetos apresentados buscam alternativas para problemas locais das 14 unidades presentes no SE²PIN. Aluizio Salvador, do curso de licenciatura em Física do Câmpus Paranaguá, mostrou um mecanismo para transformar as ondas do mar em energia. “Eu estudo para ser professor, então preciso correr atrás dos meus objetivos enquanto sou aluno para poder passar isso aos estudantes posteriormente. O trabalho é árduo, mas levar a teoria para a prática é extremamente satisfatório, gera vontade de estudar”, ressalta. Ultrapassar os muros das salas de aula foi assunto abordado também pelos alunos Deise Oto e Livit Lorran, ambos do Ensino Médio Intergrado em Informática, do Câmpus Londrina: “O reconhecimento do trabalho é algo único para nós. Queríamos trazer a teoria, com matérias difíceis do Ensino Médio, para a prática, e com isso tornar mais agradável os estudos. Mas conseguimos ainda mais, com um projeto que tem uma importância para a sociedade”. Eles desenvolveram um projeto sustentável e inovador ligado à hidroponia, que nasceu por iniciativa dos próprios estudantes do câmpus.

Os trabalhos vencedores na Olimpíada de Robótica realizada pelo IFPR neste ano expuseram seus protótipos novamente. “É legal ver o trabalho em equipe e o improviso que eles precisam ter no momento, com a mudança de trajetos”, diz Heitor Flores, do Ensino Médio Integrado em Informática do Câmpus Ivaiporã. Já Carolina Garcez, aluna do mesmo curso, destacou a complexidade do robô: “O protótipo tinha até garras, um nível alto, além da pista ser bem elaborada. Foi bem legal ver o robô pegando uma latinha e levando para o local indicado”.

Pró-Reitorias na prática

Os estudantes e docentes do Instituto tiveram a oportunidade de se aproximar das Pró-Reitorias que compõem o IFPR, as quais estavam presentes por meio de stands com servidores preparados para comentar os trabalhos desenvolvidos e esclarecer dúvidas. Para o Pró-Reitor de Administração, Gilmar Ferreira, o momento foi interessante e de extrema importância: “Fizemos um painel mostrando a expansão do Câmpus Foz do Iguaçu. Foi bem legal essa troca. Pessoas vinham esclarecer dúvidas e queriam saber mais sobre o que fazemos”.

Créditos das fotos: Kleber Holanda