IFPR apresentará 19 trabalhos na Ficiencias 2014 – Instituto Federal do Paraná

IFPR apresentará 19 trabalhos na Ficiencias 2014

No último dia 30 de setembro, a III Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias) divulgou os finalistas que apresentarão seus trabalhos de 11 a 14 de novembro em Foz do Iguaçu. O Instituto Federal do Paraná (IFPR) estará presente com 19 projetos.

O IFPR participa do evento desde a primeira edição, e nos últimos anos tem atuado como organizador do evento. O Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, Professor Ezequiel Burkarter, destaca a importância desse evento para a instituição e para os estudantes: “O feedback que recebemos dos avaliadores nos ajuda a crescer, a melhorar como instituição pública que tem na ciência um de seus pilares. Para os alunos é um momento único também, pois além do êxtase da presença no evento, inicia-se o hábito da defesa do trabalho, possibilitando o crescimento por meio da elaboração de ideias e concepções diante das questões que são apresentadas.”

O Reitor Substituto e Pró-Reitor de Ensino, Ezequiel Westphal, destaca que a participação na Feira vai ao encontro com um dos objetivos do Instituto: a formação ampla e continuada, além da sala de aula. “Temos uma expectativa muito grande de que esses momentos ajudem nossos estudantes a serem cada vez melhores como acadêmicos e pessoas para que possam colocar o Brasil em outro patamar científico, além de fazer a diferença na sociedade”, coloca.

A Ficiencias é um dos eventos científicos mais exigentes. Michele Mansur Vieira, Coordenadora de Inovação, responsável por um trabalho finalista, ressalta esse aspecto desafiador. “A cobrança dos jurados é rigorosa, os alunos precisam apresentar os diários de bordo (passo a passo usado na elaboração do trabalho), defender suas ideias e estarem aptos a responderem as questões levantas pelos jurados. Isso confere uma seriedade ímpar ao evento”.

O IFPR é, proporcionalmente, a instituição que mais leva estudantes a esse evento. “Nosso crescimento está ligado ao Ficiencias, a cada ano a cultura da participação aumenta nos alunos e professores. Além dessa cultura, a criação de estímulos por parte do Instituto, como os eventos próprios, ajudou a melhorar a seleção e confecção dos trabalhos”, lembra Burkarter.

Confira os trabalhos selecionados:

Câmpus Curitiba

*Construção de fantoma antropomórfico de abdome: uma ferramenta inovadora e de baixo custo para aprendizagem de parâmetros radiológicos.

*Domum: para ler e jogar na escola.

*Listonly: ferramenta online para criação de listas de avaliação de acessibilidade em edificações urbanas e pontos turísticos.

*Logerino: sistema para gerenciamento de entregas com solução baseada em QR Codes para controle de encomendas.

Câmpus Ivaiporã

*Oratória: aperfeiçoamento da comunicação e sua importância para a formação do estudante atual.

* “Iogurte” de soja com sabor de mandioca salsa e berinjela orgânicas.

*Kefir saborizado com frutas.

*Queijo Minas Frescal com sabor de frutas.

*Controle automatizado de uma cadeira de rodas elétrica monitorada pelo movimento da cabeça.

*Filtros passivos paralelos aplicados na redução de correntes harmônicas.

Câmpus Jacarezinho

*Geografia da mortalidade infantil do estado do Paraná, Brasil.

*Variações espaciais e desigualdades regionais no acesso ao pré-natal no estado do Paraná, Brasil.

*Bioconstrução – Fase II.

*A utilização de ontologias como interface de busca na web.

Câmpus Paranaguá

*O conflito gerado com a criação do Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais.

*Estudo preliminar da cadeia de valor dos produtos da sociobiodiversidade da comunidade de pescadores artesanais de barrancos, município de Pontal do Paraná, Paraná.

Câmpus Telêmaco Borba

*Estudo e proposta de enfoque curricular do ensino de Física em cursos Técnicos Integrados na interdisciplinaridade com eixos tecnológicos.

Câmpus Umuarama

*Produção de etanol a partir de fermento comercial.