IFPR oferta curso do Pronatec de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para haitianas – Instituto Federal do Paraná

O Instituto Federal do Paraná – Câmpus Curitiba, em parceria com o Centro de Direitos Humanos de Pinhais e o Departamento de Cidadania e Justiça, deu início, na última segunda-feira (15), ao Curso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira, voltado para mulheres de origem haitiana em situação de vulnerabilidade. O objetivo do curso é contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dessas mulheres, a fim de que se integrem socialmente e tenham acesso ao emprego e à renda. Além das aulas de idioma, a grade curricular do curso também oferece aulas com temas fundamentais para a socialização dos estrangeiros.

As aulas são fundamentais para atender as imigrantes que chegaram recentemente ao Paraná e estão ingressando no mercado de trabalho sem o domínio necessário do idioma e da cultura brasileira. Segundo Roberta Sotero, Coordenadora de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi) do IFPR, “nosso objetivo é promover a inclusão produtiva da mulher, a sua mobilidade no mercado de trabalho e o seu  pleno exercício da cidadania no Brasil. O curso é importante para inserir essas mulheres haitianas na nossa cultura, para que elas possam entender como nossa sociedade funciona e consigam viver e trabalhar no nosso país com qualidade”, explica.

O curso tem carga horária de 160 horas e conta com uma turma de 35 alunas. As aulas são ministradas na Escola Municipal Aroldo de Freitas, em Pinhais, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30.

Haitianos no Brasil – Devido às catástrofes naturais ocorridas no Haiti, como o terremoto que devastou o país em 2010, muitos haitianos imigraram para o Brasil em busca de novas oportunidades. Muitos deles, porém, enfrentam dificuldades como a falta de domínio do idioma e o desconhecimento de aspectos culturais do Brasil. Esses fatores interferem sua adaptação e dificultam as interações sociais e a projeção no mercado de trabalho. Justamente para enfrentar esse problema, o IFPR elaborou o Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para a comunidade de mulheres haitianas.

As haitianas interessadas em participar do curso devem procurar o Centro de Referência em Direitos Humanos de Pinhais (CRDH), localizado na Rua Primeiro de Maio, 428 – centro. Mais informações pelo telefone: (41) 3912- 5787.