Câmpus Londrina organiza a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica – Instituto Federal do Paraná

Câmpus Londrina organiza a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

O Câmpus Londrina organiza, entre os dias 29 e 30 de agosto, a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O evento, que acontece no colégio Vicente Rijo, reúne estudantes do ensino fundamental e médio do Sistema S, de escolas públicas e privadas, além da comunidade local. No dia 29, a abertura será às 19h30, enquanto que as competições se iniciam às 8h do dia 30, se estendendo até as 18h30. O Professor Amir Limana, Diretor-Geral do Câmpus Londrina, afirma que são esperadas mais de 500 pessoas para o evento.

Nessa etapa, passaporte para a fase nacional, participam 43 equipes do Paraná, sendo 13 do ensino fundamental (nível 1) e as restantes do ensino médio (nível 2). Cada grupo é formado por três ou quatro integrantes, mais o técnico. Marlon Vaz, Professor do IFPR e Representante Estadual da OBR, recorda os momentos até agora: “Primeiro fizemos uma etapa em cada câmpus, que era um treinamento, para os alunos se habituarem (relembre aqui). Depois a etapa regional, em Paranavaí, em 28 de junho desse ano, selecionou as melhores equipes do estado, que participaram da fase classificatória em Guarapuava e Curitiba, dia 2 de agosto. Agora, somente uma equipe de cada nível irá para a etapa nacional, em outubro, em São Carlos/SP”.

A organização do evento é uma parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi) e a Pró-Reitoria de Ensino (Proens). Ezequiel Westphal, Reitor Substituto do IFPR e Pró-Reitor de Ensino, destaca a importância dessa ligação. “Os alunos que eram de outras cidades deslocaram-se até os locais de competição por meio de recursos da Assistência Estudantil. É de extrema relevância que, além de organizar um evento importante e inovador como esse, seja garantido o apoio aos estudantes por meio de várias ações da política de Assistência Estudantil do IFPR”, resssalta. Em 2014, estão sendo ofertados cerca de 6.000 benefícios como esse.

O Reitor Substituto ainda destaca a integração entre os câmpus, “será um grande momento para o IFPR, no qual estaremos reunidos para celebrar a socialização do conhecimento científico por meio dos trabalhos dos professores e estudantes de todas as unidades do Instituto”.

Ezequiel Burkarter, Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação revela a ansiedade e satisfação por realizar um evento desse porte: “Reunir tantos alunos interessados em aprender e defender seus feitos é extremamente empolgante. Faremos um evento inesquecível para todos que comparecerem no colégio Vicente Rijo, em Londrina, nesse sábado (30)”, conclui.

Confira as equipes e classificações anteriores.