IFPR lança o Sistema Karavellas: novo ambiente virtual de ensino-aprendizagem – Instituto Federal do Paraná

IFPR lança o Sistema Karavellas: novo ambiente virtual de ensino-aprendizagem

O Instituto Federal do Paraná lançou na tarde da última quarta-feira (30), no auditório do Câmpus Curitiba, o Sistema Karavellas – um ambiente virtual de ensino-aprendizagem inovador. Participaram do evento o Reitor do IFPR, Professor Irineu Mario Colombo; o Pró­-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Valdinei Henrique da Costa; o Pró­-Reitor de Ensino, Ezequiel Westphal; o Diretor-Geral de Ensino a Distancia, Fernando Amorin; o Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Fernando Kloss; o Coordenador de Sistemas da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação, Marcelo Tanaka; a autora do projeto, professora Luciana dos Santos Rosenau; além do parceiro colaborador de desenvolvimento do Sistema Karavellas, Gleydson de Azevedo Ferreira Lima; e a orientadora do Projeto de Pesquisa, professora Araci Hack Catapan, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O Karavellas é o novo ambiente virtual de ensino­-aprendizagem do IFPR, de autoria da professora Luciana Rosenau, e que foi desenvolvido a partir dos conceitos de design de interação. É um sistema diferenciado em diversos aspectos: Design Centrado no Usuário; Comunicação; Interatividade e Usabilidade.

Além de proporcionar qualidade na comunicação entre o estudante e a instituição, o sistema contribui para uma melhor aprendizagem, minimizando as resistências de professores e estudantes quanto ao uso de novas tecnologias. O ambiente virtual de ensino-­aprendizagem torna­-se a sala de aula para os momentos em que o estudante não está no polo ou câmpus.

O software foi desenvolvido para os cursos de educação profissional tecnológica nas modalidades de ensino a distância e presencial. O objetivo é atender aos cursos técnicos, podendo ser utilizado em outros níveis: cursos superiores de graduação e pós-­graduação, nível fundamental e médio.

O nome Karavellas foi adotado para constituir a marca do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Avea) do IFPR por significar a navegação e a descoberta de novos territórios. A ideia é a de que o estudante navegue em busca de novos conhecimentos e espaços.

Segundo a autora do projeto, Luciana dos Santos Rosenau, “desenvolver um novo ambiente de aprendizagem com a intenção de ser um software livre é mais do que desenvolver um ambiente para uma instituição, é possibilitar que todas as outras instituições de ensino possam utilizá­lo e aperfeiçoá­-lo”.

“Queremos que o Karavellas seja um instrumento para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Recomendamos que os estudantes aproveitem ao máximo as possibilidades que o sistema oferece. Com isso estaremos fazendo com que todos os estudantes, sejam aqueles da modalidade de educação à distância, sejam aqueles do ensino presencial, possa desenvolver mais as suas potencialidades”, afirmou o reitor do IFPR, professor Irineu Mario Colombo.