Professor Colombo participa de reunião com Coordenadora Geral de Desenvolvimento de Pessoas da SETEC/MEC – Instituto Federal do Paraná

O reitor do IFPR, professor Irineu Mário Colombo, e o chefe do Gabinete do Reitor, professor Joelson Juk, estiveram reunidos, na tarde desta quarta-feira (16), com a Coordenadora Geral de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), professora Nilva Celestina do Carmo. O reitor solicitou informações sobre assuntos prioritários para o IFPR, como a duração do mandato de reitor, o processo de consulta interna para escolha de diretor geral e os encaminhamentos dados ao Regulamento Interno de Reconhecimento de Saberes e Competências do IFPR, enviado ao MEC no final de março.

A professora Nilva informou que a Advocacia Geral da União (AGU) se comprometeu a enviar à SETEC/MEC, até o final da próxima semana, o pronunciamento jurídico definitivo sobre a duração do mandato do reitor. Posteriormente, o documento será encaminhado para o IFPR, que dará ampla divulgação do seu conteúdo aos servidores da instituição e à comunidade externa.

Sobre o processo de consulta interna para escolha de diretores gerais, a coordenadora explicou que, nas próximas semanas, serão encaminhadas orientações acerca do cronograma da consulta, já que, em algumas unidades, os mandatos dos gestores aproximam-se do fim – como é o caso do Câmpus Curitiba, em que o mandato do diretor geral se encerra do dia 6 de maio de 2014.

A professora Nilva esclareceu, ainda, que o regulamento interno de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), nos termos da Resolução nº 05/2014 do Conselho Superior do IFPR, será avaliado no dia 6 de maio de 2014 pela Comissão de Análise de Regulamento (CAR) designada pelo Conselho Permanente de Reconhecimento de Saberes e Competências (CPRSC) do Ministério da Educação. Se for aprovado na íntegra, o IFPR prosseguirá com as ações previstas na Resolução 1/2014 do Conselho Permanente de Reconhecimento de Saberes e Competências.

Caso o regulamento proposto pelo IFPR seja aprovado parcialmente, o professor Colombo emitirá uma resolução ad referendum para os ajustes necessários. De acordo com o reitor, o início das análises de cada pedido de RSC no IFPR dependerá, ainda, do Banco de Avaliadores a ser criado pelo CPRSC e explicitado em ofício circular nos próximos dias.