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Cronograma e outras informações do Concurso Público do IFPR são retificadas

Wednesday, 9 de October de 2013 - 9:47 AM

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) retificou o edital n° 126/2013, que estabelece as regras para o preenchimento de 263 vagas de técnicos administrativos em Educação (TAE) em diversas unidades da instituição. O edital de retificação nº 149/2013 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 09 de outubro. O documento altera datas e procedimentos relacionados ao certame, atendendo a recomendações da Auditoria Interna do IFPR e também da Controladoria Geral da União (CGU).

As principais mudanças são as seguintes:

I) As provas, que seriam realizadas em 10 de novembro, serão aplicadas em 15 de dezembro de 2013;

II) A prova discursiva, até então prevista para alguns cargos, deixará de ser exigida, ou seja, a prova do dia 15 de dezembro será composta apenas por questões objetivas para todos os cargos;

III) Como não haverá prova discursiva, os candidatos terão quatro horas (e não cinco, conforme previa o edital nº 126/2013) para resolver as 40 questões objetivas;

IV) As inscrições foram prorrogadas e podem ser efetuadas até o dia 31 de outubro, com pagamento do boleto até 1 de novembro (antes, as datas eram 9 e 16 de outubro, respectivamente);

V) Será aberto novo período para solicitação de isenção da taxa de inscrição, que irá do dia 10 até 17 de outubro;

VI) As vagas previstas para a cidade de Curitiba foram unificadas em um único item (“Município de Curitiba”) – antes, elas estavam dispostas por unidades administrativas do IFPR na capital paranaense (Reitoria, Câmpus Curitiba e EAD).

 

A retificação das informações tem caráter preventivo e foi tomada logo após orientação da Auditoria Interna (IFPR) e da Controladoria Geral da União (CGU), que sugeriram as alterações com o intuito de trazer mais segurança ao processo e garantir a isonomia entre os candidatos. Nesse sentido, a mudança de data foi necessária para garantir o interstício mínimo de 60 dias entre a publicação do edital e a realização das provas, boa prática de gestão pública contemplada pelo Decreto nº 6944, de 21 de agosto de 2009. Da mesma forma, a realização de prova escrita, que poderia ter caráter subjetivo de avaliação, foi desaconselhada pelos dois órgãos.

Os candidatos que se sentirem prejudicados com a mudança de data da prova poderão solicitar a devolução do valor referente à taxa de inscrição. Isso poderá ser feito de 22 a 29 de outubro, por meio de sistema a ser disponibilizado no endereço naps.ifpr.edu.br

Quem já está inscrito, pagou o boleto até a data de vencimento e pretende participar do certame não precisa realizar nova inscrição. Candidatos que ainda não efetuaram o pagamento devem imprimir novo boleto em naps.ifpr.edu.br, tendo em vista que a data de vencimento foi alterada.

O IFPR reconhece a dedicação dos candidatos que se preparam para as provas e lamenta os possíveis transtornos causados. Entretanto, com essas medidas, garante-se maior lisura, transparência e segurança a todas as fases do concurso.

A seguir, em forma de perguntas e respostas, estão disponíveis mais informações sobre as mudanças efetuadas.

PERGUNTAS FREQUENTES – RETIFICAÇÃO DO EDITAL 126/2013 (Edital 149/2013)

1) O que muda com a retificação do edital?

A retificação do Edital nº126/2013 implica, em resumo, nas seguintes alterações:
a) A prova será realizada no dia 15 de dezembro e será composta apenas por questões objetivas;
b) A duração da prova será de 4 horas para a resolução de 40 questões objetivas;
c) As inscrições foram prorrogadas até dia 31 de outubro, com o pagamento de boleto bancário até dia 01 de novembro.
d) Será aberto um novo período para solicitação de isenção da taxa de inscrição, que irá do dia 9 até 16 de outubro;
e) As vagas previstas para a cidade de Curitiba foram unificadas em um único item (“Município de Curitiba”).

2) Por que as alterações garantem mais segurança ao concurso?
A supressão da prova discursiva para os cargos técnico-administrativos visa diminuir a subjetividade do concurso e reduzir os custos para sua operacionalização. Além disso, a alteração no cronograma atende ao Decreto nº 6944, de 21 de agosto de 2009, que estabelece prazo mínimo de 60 dias entre a publicação do edital a realização da prova

3) Como ficou o novo cronograma do Concurso Público IFPR TAE 2013?

Novo cronograma Concurso Público TAE 2013 (Edital nº149/2013)

9 de outubro de 2013 – Publicação das retificações ao edital 126/2013
9 de outubro de 2013 – Início do novo período de inscrições
10 de outubro – Início do novo prazo para solicitação da isenção da taxa de inscrição
17 de outubro – Fim do prazo para solicitação do pedido de isenção da taxa de inscrição
22 de outubro – Início do prazo para solicitação de devolução de taxa de inscrição (para candidatos inscritos até 9/10 que desistiram de fazer a prova)
24 de outubro – Divulgação dos pedidos de isenção deferidos
29 de outubro – Fim do prazo para solicitação de devolução de taxa de inscrição
31 de outubro – Fim do período de inscrições
1 de novembro – Nova data final para o pagamento do boleto da taxa de inscrição
9 de dezembro – Divulgação do ensalamento
15 de dezembro – Aplicação da prova objetiva
15 de dezembro – Divulgação do gabarito provisório
Até 30 de janeiro de 2014 – Divulgação do Resultado

4) Quem já está inscrito, precisa refazer a inscrição?
Não. Quem já está inscrito, não precisa efetuar nova inscrição. No entanto, os candidatos precisam estar atentos ao vencimento do boleto, que precisa ser pago até a data de vencimento.

5) O boleto bancário de quem está inscrito e que vence em 16 de outubro precisa ser pago até quando?
Precisa ser pago até o vencimento, em 16 de outubro. O candidato que efetuou a sua inscrição e imprimiu o boleto bancário antes da ampliação do prazo de inscrição deverá efetuar o pagamento até dia 16 de outubro (vencimento) ou realizar a reimpressão do boleto no site www.naps.ifpr.edu.br e efetuar o pagamento até dia 01 de novembro.

6) Quem não pagou o boleto até 16 de outubro, precisa gerar um novo boleto?
Sim. É necessária a reimpressão do boleto bancário e este poderá ser pago até 1 de novembro.

7) Não posso a fazer a prova no dia 15/12. Haverá reembolso da taxa de inscrição?
Sim. Caso exista desistência devido às alterações previstas na retificação do edital nº 126/2013, o candidato poderá solicitar reembolso no período entre 22 a 29 de outubro no site www.naps.ifpr.edu.br preenchendo o formulário que estará disponível. As informações prestadas no formulário são de responsabilidade do candidato.

8) Com a mudança no cronograma, até quando serão aceitas novas inscrições?
Novas inscrições serão aceitas até 31 de outubro, com pagamento de boleto até 1 de novembro. As inscrições podem ser realizadas em www.naps.ifpr.edu.br.

9) Haverá novo prazo para solicitação de isenção da taxa de pagamento?
Será aberto novo período para solicitação de isenção da taxa de inscrição, que irá do dia 10 até 17 de outubro. Os pedidos de isenção deferidos serão divulgados no dia 24 de outubro.

10) Para os casos em que o edital previa provas práticas, elas serão mantidas?
Sim. As provas práticas para os cargos de nível “D” – Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais e Técnico de Laboratório/Área estão mantidas.

11) Ainda tenho dúvidas. Onde posso encontrar mais informações sobre o concurso?
Mais informações estão disponíveis em naps.ifpr.edu.br, na aba “Concursos Públicos – Técnicos Administrativos 2013”. Nesta página estão publicados todos os documentos que regem ou orientam o concurso público. Também é possível escrever para naps@ifpr.edu.br.

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