Provas do Processo Seletivo 2014 foram neste domingo – Instituto Federal do Paraná

Provas do Processo Seletivo 2014 foram neste domingo

Foram realizadas na tarde de domingo (6), as provas do Processo Seletivo 2014 do IFPR. O teste foi aplicado em 15 municípios do Paraná e teve início às 14h. Os candidatos foram recebidos em 20 locais de prova, sendo o maior deles a Sede Centro da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba, que recebeu 2,2 mil candidatos. Para 2014, o IFPR oferece 3856 vagas em 77 cursos técnicos de nível médio e 22 cursos superiores.

Foram aplicados dois tipos de prova: uma destinada à seleção de candidatos para os cursos técnicos de nível médio, que versava sobre os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental; e outra destinada à seleção para os cursos superiores, que testou o domínio do conteúdo do Ensino Médio. Nenhum incidente grave foi registrado durante aplicação das provas.

Mais de 12 mil inscrições foram efetivadas, o que deixou a concorrência geral de 3,2 candidatos por vaga. Dentre os cursos mais concorridos, estão o curso superior em Direto do Câmpus Palmas, com 14 candidatos por vaga, o curso superior em Ciências Contábeis do Curso Curitiba, com 10,11 candidatos por vaga, e o curso técnico em Informática integrado, também do Câmpus Curitiba, com 9,6 candidatos por vaga.

Perfil dos candidatos

Dos 12635 candidatos efetivamente inscritos no processo seletivo, 4914 concorreram às vagas destinadas às cotas de inclusão social (45% das vagas); 769 concorreram às vagas destinadas às cotas de inclusão racial (25% das vagas) e a indígenas (5%). O número de candidatos do sexo masculino é ligeiramente superior ao número de candidatas, representando 52% dos inscritos. A maior parte dos candidatos de fora do Estado do Paraná vêm de Santa Catarina (262), seguidos do Estado de São Paulo (43).

Gabarito provisório e oficial

De acordo com o Edital 010/2013, o gabarito provisório será publicado nesta terça-feira, dia 8 de outubro, após às 20h, na página do Núcleo de Apoio a Processos de Seleção (NAPS). Os candidatos podem interpor recursos aos gabaritos provisórios até às 17h do dia 10 de outubro de 2013, por meio de formulário próprio, na Secretaria Acadêmica do câmpus que oferece o curso para o qual o candidato presta a prova.

O resultado da apreciação dos recursos será publicado a partir do dia 16 de outubro de 2013 e gabarito oficial, no dia 17 de outubro de 2013.

Mais informações sobre o andamento do Processo Seletivo podem ser encontradas na página do Núcleo de Apoio a Processos de Seleção (NAPS).