IFPR Câmpus Umuarama comemora dois anos – Instituto Federal do Paraná

IFPR Câmpus Umuarama comemora dois anos

O Câmpus Umuarama do Instituto Federal do Paraná (IFPR) comemora hoje dois anos de funcionamento. Fundado no dia 24 de maio de 2010, com apenas três cursos (Informática, Agronegócio e Design de Móveis), hoje a instituição de ensino conta com nove cursos técnicos, além dos cursos EAD e de Formação Inicial e Continuada,  programas nacionais como o Mulheres Mil e projetos de pesquisa e a extensão.

Para Vicente Estevam Sandeski, diretor geral do Câmpus Umuarama, estes foram dois anos de muitos avanços. “Começamos com três cursos e onze professores. Hoje estamos com nove cursos, 32 professores e 440 alunos. Além dos cursos técnicos, temos os de Formação Inicial e Continuada (FIC) e projetos voltados para o social como: Companhia de dança, IFPipoca, IFSofia e o incentivo a pesquisa e extensão”.

Nos primeiros dois anos de atividade, o IFPR formou 100 alunos. “Tanto os estudantes quanto os professores são incentivados a realizar pesquisas, visando o crescimento profissional e intelectual. Nesse sentido, o trabalho do IFPR é sustentado por três pilares: Ensino, Pesquisa e Extensão. Para garantir esse tripé contaremos com uma expansão física, ampliação do corpo docente, implantação de laboratórios e de novos cursos” explicou Sandeski.

A expansão, ressaltada por Sandeski, está prevista para começar em 2013. Entretanto, a fase de licitação das obras começa no mês de agosto. Estão previstas as construções do bloco administrativo, bloco de estudante – com refeitório, estacionamento, almoxarifado, cantina e salas de estudo – e uma quadra esportiva. Para a ampliação será investido R$ 1 milhão. “Além das ampliações previstas, estamos com outras reformas já em andamento: a construção do bloco de laboratório, que contará com quatro unidades e mais seis salas de aulas. No ano que vem, também, temos previsão de concurso público para provimento de cargos para  professores”, enfatizou.

Qualidade

Sandeski creditou a qualidade do ensino do Instituto Federal do Paraná  ao incentivo oferecido aos professores e estudantes, além do apoio da comunidade de Umuarama. “O que construímos aqui no município é resultado da equipe do Instituto. Uma equipe coesa e capaz de atuar em diversas situações. O apoio da comunidade e de todos os órgãos da esfera educacional e administrativa do município, além dos parceiros, é outro ponto fundamental para o desenvolvimento e do sucesso da instituição”.

Novos cursos

Com nove cursos técnicos presenciais e mais cinco à distância, o IFPR/Umuarama começa a vislumbrar novos rumos para os próximos anos. “Estamos trabalhando para ofertar novos cursos para 2013. a intenção é a oferta de Licenciaturas, que podem ser em Artes ou Biologia. Continuaremos trabalhando para ampliar nosso quadro, e também a oferta de Ensino com cursos de com pós-graduação e mestrado”.

Técnicos Presenciais

Química – Modalidade: Integrado (2012)

Açúcar e Álcool (2012)

Agroecologia (2011)