IFPR supera meta de capacitação de servidores em 2018 – Instituto Federal do Paraná

IFPR supera meta de capacitação de servidores em 2018

Em 2018, a Diretoria de Capacitação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) do Instituto Federal do Paraná superou a meta de capacitação de servidores – dos 900 estipulados pelo setor, foram capacitados 1.834 servidores entre Reitoria e campi do Instituto.

Capacitação de pessoal

Para que a meta fosse superada, a Diretoria de Capacitação contou com um envolvimento maior das pró-reitorias nas ações de capacitação, totalizando 25 ações promovidas por elas.

A capacitação do SEI (Sistema Eletrônico de Informações), demanda da Progepe e Gabinete da Reitoria, foi levada a todos os campi através dos multiplicadores treinados em Curitiba. Os servidores Roberto Alexandre Fedechem, da Pró-Reitoria de Ensino (Proens), e Marissoni do Rocio Hilgenberg, da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), foram instrutores da ação “SEI Usar IFPR – formação de multiplicadores”, que capacitou mais de 130 servidores. A proposta desta ação foi também fomentar um grupo de servidores como agentes multiplicadores para que atuassem como instrutores nos campi do IFPR, sendo responsáveis pela capacitação de 631 servidores no uso da ferramenta SEI.

Neste ano, o também servidor Hemerson Camelo, da Progepe, atuará nas capacitações que envolverão desenvolvimento de habilidades e competências comportamentais, inicialmente nos Campus Assis Chateaubriand, Goioerê e Colombo, durante a semana pedagógica.

Além disso, em 2018 foram assinados dois Termos de Execução Descentralizada (TED) com a Escola de Administração Fazendária (Esaf), que resultaram em 15 ações e 266 servidores capacitados.

Metas para 2019

Segundo Eliane Mesquita, pró-reitora de gestão de pessoas do IFPR, a Diretoria de Capacitação tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento dos servidores, por meio da participação em ações de ensino-aprendizagem, visando ao desenvolvimento de competências, à melhoria dos processos de trabalho e à criação de uma cultura de educação continuada.

“Além de mantermos a política de promoção de capacitação contínua e de qualidade para o desenvolvimento profissional dos servidores, em 2019 vamos avançar em ações que promovam bem-estar e qualidade de vida. Temos o objetivo de desenvolver nos servidores a percepção de protagonismo, o engajamento no seu ambiente de trabalho, a noção de propósito profissional, a capacidade de liderança, competências comportamentais pessoais e profissionais, práticas de qualidade de vida e a percepção de felicidade na vida pessoal e profissional”, destaca a pró-reitora.

Saiba mais

Para mais informações, acesse a página da Diretoria de Capacitação no site do IFPR.