Assembleia Legislativa homenageia dez anos do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Assembleia Legislativa homenageia dez anos do IFPR

A Assembleia Legislativa do Paraná realizou, nesta terça, dia 27 de novembro, uma sessão solene alusiva aos dez anos do IFPR e da Rede Federal de Educação de Profissional, Científica e Tecnológica, instituída pela Lei 11.892/2008. Na oportunidade, foi entregue um certificado de menção honrosa da Assembleia à instituição pelos relevantes serviços prestados à educação do povo do Paraná. Representantes dos estudantes, professores, técnicos administrativos e dos diretores de campi do IFPR também receberam homenagens. A sessão foi proposta pelo deputado Wilmar Reichembach. Outro parlamentar que acompanhou o evento foi o deputado Claudio Palozi.

A estudante Helck Souza, do Curso Técnico Subsequente de Eventos, do Campus Curitiba, ressaltou a importância do IFPR “na vida dos alunos, com a qualificação profissional obtida na instituição, nas tantas portas que o mundo do trabalho abriu para eles. Quantas vidas foram tocadas”, enfatizou.

A fala da aluna do IFPR esteve em conformidade com os discursos de Marcos Paulo Rosa, diretor do Campus Avançado Goioerê e também do pró-reitor de ensino, Amarildo Pinheiro Magalhães, que se pronunciou em nome dos técnicos administrativos do IFPR. Ambos mencionaram histórias pessoais, de trabalhadores e filhos de trabalhadores, estudantes espalhados pelos 25 campi, em que a educação e a instituição puderam transformar vidas, considerando o papel social do IFPR com a inclusão – por meio de sua política de cotas, do respeito à diversidade e na formação cidadã.

Maria Isabel Severiano, do Campus Curitiba, falou em nome dos professores do IFPR e destacou a função essencial da instituição com a educação profissional e tecnológica em diversos níveis e modalidades, a verticalização do ensino e o quanto o IFPR é referência na formação integral dos estudantes.

A capilaridade do IFPR também foi evidenciada tanto pelo deputado Reichembach – enfatizando a função elementar da instituição na promoção do desenvolvimento econômico e social das regiões, quanto pelo reitor pro tempore do Instituto Federal do Paraná, Odacir Antonio Zanatta. O IFPR é a instituição de ensino federal que está presente em mais cidades no Estado.

“Em 2018, realizamos o maior processo seletivo do IFPR em oferta de vagas, disponibilizando 80% delas em cotas, e obtivemos mais de 20 mil inscritos”. Zanatta lembrou que a Rede Federal é composta por 41 instituições e defendeu o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a educação, assim como o investimento e ampliação da proposta dos Institutos Federais em todo o país.