Início notícias Processo Seletivo EaD tem inscrições abertas até 30 de novembro

Processo Seletivo EaD tem inscrições abertas até 30 de novembro

O prazo de inscrições para o Processo Seletivo EaD do IFPR será encerrado no dia 30 de novembro. São ofertadas 8.735 vagas em cursos técnicos subsequentes (para quem já concluiu o Ensino Médio), na modalidade a distância, distribuídas em 70 cidades do Paraná e Cristalina (GO).

Os cursos técnicos ofertados são (de acordo com a disponibilidade em cada município ofertante):

Curso Técnico Subsequente em Administração;

Curso Técnico Subsequente em Agente Comunitário de Saúde;

Curso Técnico Subsequente em Logística;

Curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente;

Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho;

Curso Técnico Subsequente em Serviços Públicos;

Curso Técnico Subsequente em Vendas.

Os cursos técnicos EaD IFPR utilizam, como uma de suas ferramentas, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e contam com os Núcleos de Tecnologia e Educação a Distância – Nutead e com as prefeituras parceiras para o desenvolvimento das atividades presenciais.

O candidato deve ter disponibilidade para participar dos encontros presenciais obrigatórios e para o acompanhamento e realização de atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os encontros presenciais ocorrem uma vez por semana, de acordo com o calendário acadêmico ou planejamento dos coordenadores de cursos.

Inscrições

As inscrições são inteiramente gratuitas e podem ser realizadas exclusivamente por meio eletrônico, na página virtual de Educação a Distância no site do IFPR.

Dos 80% de vagas destinadas à inclusão, 60% são voltadas a estudantes de escolas públicas, 10% para candidatos pretos ou pardos, 5% para indígenas e 5% para pessoas com deficiência. Partindo das informações da inscrição, são criadas categorias que visam garantir e incentivar o acesso de candidatos pretos, pardos, indígenas e com deficiência. No caso das vagas para estudantes de escolas públicas (60% do total), por exemplo, foi estabelecida uma divisão garantindo que metade dessas vagas seja ocupada por estudantes cujas famílias tenham renda per capita de até um salário mínimo e meio, considerando a reserva de vagas proporcional para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. O detalhamento dessas categorias está disponível no anexo II do edital que rege o processo.

Provas

As provas, online, serão aplicadas no polo em que o aluno efetuou a inscrição, em uma única fase, entre os dias 10 e 14 de dezembro de 2018, de acordo com o agendamento a ser publicado na página de inscrições. Elas têm o intuito classificatório (não eliminatório), serão compostas de 40 questões, sendo 15 questões de língua portuguesa, 15 questões de matemática e 10 questões de conhecimentos gerais. As questões serão escolhidas randomicamente pelo sistema eletrônico de provas.

Os candidatos somente poderão realizar a prova na cidade que oferta os cursos para os quais efetuaram a inscrição.

Resultado

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de nota com base na pontuação dos resultados obtidos no processo seletivo. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 21 de dezembro de 2018, na página virtual da EaD.

Confira aqui o edital de prorrogação e as novas datas do cronograma.

Para mais informações sobre o Processo Seletivo EaD IFPR 2019 acesse a página virtual de Educação a Distância.