Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR INSTITUTO FEDERAL Paraná
notícias IFPR se prepara para implantação do AFD

IFPR se prepara para implantação do AFD

Publicado em

Os servidores da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas receberam, no período de 19 a 21 de novembro, uma capacitação sobre o Assentamento Funcional Digital (AFD). Com o AFD, os documentos funcionais de toda a trajetória dos servidores serão disponibilizados em ambiente digital, facilitando o acesso para os próprios servidores, para a Progepe, e para as instituições que precisam destes documentos para fiscalização. O módulo conceitual do curso foi realizado no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o módulo prático aconteceu no prédio da Reitoria do IFPR.

O treinamento foi realizado pelo Arquivista da Universidade Federal da Paraíba, Pedro Felipy Cunha da Silva, que é coordenador do Grupo de Trabalho sobre AFD da Rede Nacional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior (Arquifes), participou da implantação do AFD no Instituto Federal de Pernambuco e já ministrou cursos sobre AFD em diversos órgãos do executivo.

Após o treinamento, o IFPR iniciará o planejamento da implantação, que envolve a definição dos procedimentos de gestão de documentos digitais para as atividades diárias, a normatização das etapas de preparação e digitalização dos documentos analógicos que já estão nas pastas funcionais.

“É um momento importante para o IFPR porque o Assentamento Funcional Digital é um grande marco da evolução tecnológica na área de gestão de pessoas e permitirá a inovação no acervo documental”, declara Eliane Mesquita, pró-reitora de gestão de pessoas.

Sobre o AFD

O Assentamento Funcional Digital se trata de um programa do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, obrigatório para todos os órgãos do Poder Executivo, que tem como objetivo reunir os documentos relativos a vida funcional dos servidores públicos federais em um Repositório Digital Centralizado, para facilitar o acesso para os servidores, para as unidades de gestão de pessoas e para os órgãos de controle, contribuindo na preservação de direitos, na transparência dos atos e na eficiência da administração.

O AFD é regulamentado pela Portaria MPDG n° 9/2018 e prevê a inclusão de todos os documentos digitais e não digitais gerados a partir de 01/07/2016. O AFD também deverá receber os documentos gerados após a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no IFPR. Os documentos do AFD serão inseridos no módulo dedicado a essa finalidade no Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal, o Sigepe.

Galeria de Fotos

Leia mais

Topo