Campi do IFPR lembram campanha Outubro Rosa em ações – Instituto Federal do Paraná

Campi do IFPR lembram campanha Outubro Rosa em ações

No mês de outubro, os campi do IFPR realizaram diversas atividades em alusão à campanha Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama. Além da cor que dá nome à campanha, as ações se revestiram de muita informação sobre a importância da prevenção da doença e solidariedade.

Em Londrina, estudantes do curso Técnico em Enfermagem afixaram cartazes informativos e distribuíram fitas cor-de-rosa, um dos símbolos da campanha, aos servidores. O projeto de extensão “365 Dias Promovendo Saúde e Cuidados” iniciou um projeto de arrecadação de lenços, que serão entregues à mulheres que realizam tratamento quimioterápico no Hospital de Câncer de Londrina. Na terça-feira, dia 30, o projeto de extensão “CineIFPR” realizou a exibição do filme Cinco Pela Cura (Five), seguido de um debate.

No Campus Irati, cartazes e materiais informativos foram distribuídos pelos canais de comunicação do campus, com o intuito de informar a comunidade sobre a campanha e conscientizar estudantes e servidores sobre a importância do combate ao câncer de mama.

Em Quedas do Iguaçu, servidoras e colaboradoras do campus participaram de palestra promovida pela Secretaria de Saúde do Município. O encontro reforçou a importância da prevenção ao câncer de mama, por meio do autoexame e da mamografia para mulheres acima de 40 anos, e prevenção ao câncer do colo do útero, por meio da realização dos exames preventivos da mulher.

Em União da Vitória, as atividades iniciaram no começo de outubro, no dia 03, com a exibição de um vídeo de leituras de poemas do livro “O Que O Sol Faz Com As Flores” (Rupi Kaur), realizadas por estudantes e servidores da unidade. Após a exibição, estudantes do curso Técnico em Informática declamaram poemas e leram textos alusivos ao Outubro Rosa. No dia 10 de outubro, o campus realizou o I Spa Literário, que contou com sessões de biblioterapia, massagem relaxante e meditação. A programação foi finalizada com uma palestra sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, ministrada pela voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Em Telêmaco Borba e Goioerê, estudantes e servidores vestiram rosa, lembrando a campanha.

Na Reitoria, alguns setores também lembraram a data.

Na página do IFPR no Facebook, você confere os cliques da realização da campanha.