Assistência Estudantil: saiba como propor projetos para 2019 – Instituto Federal do Paraná

Assistência Estudantil: saiba como propor projetos para 2019

O Programa de Assistência Estudantil do IFPR recebe propostas de projetos para o Programa de Bolsas de Inclusão Social, o Programa de Monitoria e o Programa Estudantes Atleta, para o ano de 2019. Neste momento, os servidores do IFPR interessados em propor projetos e atuarem como coordenadores devem inscrever as propostas, que serão avaliadas.

Com isso, a Diretoria de Assuntos Estudantis e Atividades Especiais (Daes) busca agilizar a concessão de bolsas e auxílios de Assistência Estudantil no ano de 2019. A intenção é antecipar o pagamento das bolsas no próximo ano, com a primeira parcela para o mês de março.

“Estas publicações corroboram para os avanços no âmbito da Assistência Estudantil, principalmente no sentido de colaborar com a Diretoria de Tecnologia, Informação e Comunicação, que trabalha com afinco na criação de um Sistema de Gerenciamento da Assistência Estudantil, o Sigae, que deve funcionar para os processos de inscrição e seleção dos estudantes já no início do próximo ano”, afirma a Diretora de Assistência Estudantil e Atividades Especiais, Marilisi Fischer.

O número de bolsas e recursos a serem destinados a cada campus será publicado em 2019, no edital que convoca os estudantes interessados em participar.

Os servidores interessados em propor projetos devem ficar atentos, já que os prazos de inscrição são diferentes para cada um.

Programa de Monitoria

O que é: oferta de vagas de monitoria em componentes curriculares.

Período de inscrição: das 08h do dia 05 de novembro às 16h do dia 08 de novembro, por meio do formulário online.

Processo de indicação dos componentes curriculares: cabe à Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus definir, junto aos coordenadores de ensino, de cursos e docentes da área, quais serão os cursos e componentes curriculares contemplados.

Resultados: 09 de novembro de 2018.

Programa de Bolsas de Inclusão Social (Pbis)

O que é: inscrição e seleção de projetos educacionais propostos e coordenados por servidores; poderão ser indicados e considerados os projetos já aprovados para 2018.

Definição de projetos educacionais: são aqueles que promovem a inclusão, permanência e êxito dos estudantes em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Inscrições: de 05 de novembro a 16 de novembro de 2018, na unidade de lotação, junto à comissão instituída pelo campus para a análise dos projetos. Os projetos serão avaliados de 19 a 22 de novembro de 2018.

Resultados:
Preliminar: 23 de novembro, pela Daes
Interposição de recursos: 26 e 27 de novembro
Final: 03 de dezembro de 2018

Programa Estudante Atleta (PEA)

O que é: seleção de projetos escolares esportivos.

Requisitos para inscrição: os projetos devem ser propostos por professores de Educação Física.

Inscrições: de 09 de novembro a 14 de novembro

Resultados: