6ª Febrat começa com 15 trabalhos do IFPR – Instituto Federal do Paraná

6ª Febrat começa com 15 trabalhos do IFPR

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (22), a abertura da sexta edição da Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat), em Belo Horizonte (MG). O evento se estende até o dia 24 de outubro e, este ano, conta com o tema “Ciência para redução da desigualdade”.

O IFPR está presente no evento com 15 trabalhos*.

Desses projetos, três deles foram selecionados por meio de edital da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, por ser o IFPR uma instituição filiada à Febrat.

Campus Capanema
“Smart Vent – Sistema de ventilação inteligente para aviários de pequeno porte”

Campus Ivaiporã
“Infolibras: material preparatório em Língua Brasileira de Sinais”
“Manejo de lagartas na produção vegetal utilizando homeopatia”
“Conservação da qualidade fisiológica e sanitária de sementes tratadas e armazenadas com produtos agroecológicos”

Campus Jacarezinho
“Sistema de mapeamento de animais peçonhentos e pragas urbanas por meio de plataforma web”
CodWater: sistema de automação hidráulica”
“Caridar: plataforma web para realização de doações”
“Compartilhamento de alimentos: uma solução para o desperdício de hortaliças”
“Sistema de gerenciamento de trabalhadores autônomos”
“Sistema para busca e localização de costureiras”
“Ensino de métodos de ordenação de vetores para alunos com deficiência visual”
“Aplicação de um jogo virtual de card game na aprendizagem da língua inglesa”

Campus Paranavaí
“Iogurte diet probiótico: é possível substituir os adoçantes artificiais?”
“Bebida fermentada a base de quirera de arroz orgânica: opção para intolerantes à lactose e alérgicos ao leite”
“Iogurte grego adicionado de substitutos de gordura prebióticos: processamento tecnológico de baixo custo e aplicável a laticínios de pequeno porte”

A delegação do IFPR conta com 18 alunos e seis servidores, sendo uma representante da Reitoria e outra da Comunicação.

A Feira

A cerimônia de abertura contou com a palestra “Mulheres na ciência brasileira: panorama e estratégias para igualdade” da professora Fernanda Maria Tonelli, do Instituto Nanocell.

Além da exposição de cerca de 200 trabalhos, o evento conta com oficinas e atividades culturais abertas aos participantes.

A Febrat é um projeto realizado pelo Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (CP-EBAP-UFMG) e pelo Instituto Brasileiro de Cultura Científica (IBCC).

A Feira tem o intuito de promover a divulgação dos trabalhos desenvolvidos por alunos da Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica sob a orientação de professores das diferentes áreas de conhecimento. Estudantes das redes de ensino municipal, estadual e particular também podem participar como visitantes ou expositores.

*A matéria foi atualizada na manhã do dia 23 de outubro, com a chegada do Campus Jacarezinho.