Começa em Londrina o maior evento acadêmico do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Começa em Londrina o maior evento acadêmico do IFPR

O Centro de Convenções e Eventos de Londrina sediou na noite de terça-feira, 16 de outubro, a abertura da sétima edição do Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin) do Instituto Federal do Paraná. Mais de 800 pessoas prestigiaram a solenidade oficial de abertura que destacou a necessidade de construção de políticas públicas que possam promover a igualdade de gênero por meio da temática: “Ciência, mulher e igualdade: Liberdade sem fronteiras para a inovação”.

Saiba mais sobre o evento na entrevista com Marcelo Estevam, pró-reitor de extensão, pesquisa, pós-graduação e inovação do IFPR.

O tema foi introduzido com um vídeo que trouxe o alerta de que ainda há muitas barreiras para que as mulheres ocupem posições de liderança na pesquisa científica, embora elas estejam produzindo na mesma proporção, apesar de em condições de trabalho desiguais.

A diretora de extensão, arte e cultura, Mônica Simião, enfocou a temática do evento e enfatizou a importância do Se²pin na busca de igualdade de gênero e de respeito às diferenças. Apontou seu papel de mãe, educadora, pesquisadora, bailarina e dona de casa e mencionou os desafios das mulheres em fazer escolhas e de conduzir, simultaneamente, carreira, estudos e família, e a importância de a mulher lutar e ser o que quiser.

O pró-reitor de ensino, Amarildo Pinheiro Magalhães afirmou que o Se²pin colocar em evidência tudo o que se faz silenciosamente em cada um dos campi do IFPR. “Não é desperdício de recursos fazer uma escola para trabalhadores e filhos de trabalhadores – que não são menos capazes que quaisquer outros cidadãos brasileiros; o que falta é igualdade de oportunidades. Há uma fórmula de educação que dá certo neste país e se chama Institutos Federais”.

A estudante Alessandra Borian, aluna do 2º ano do curso de Tecnologia e Análise em Desenvolvimento de Sistemas, do Campus Assis Chateaubriand, reforça o discurso do pró-reitor de ensino. “Em termos de ciência e tecnologia, as ideias apresentadas no Se²pin podem trazer muitos benefícios para a sociedade e para o meio ambiente. Eu espero que os campi possam partilhar suas experiências e, assim, desenvolverem projetos de forma conjunta. Além disso, acho muito pertinente abordar esse tema da desigualdade entre gêneros porque é mais uma oportunidade de promover o respeito e a tolerância entre as pessoas”, destaca a discente.

Abertura ressaltou prêmio de Inovação concedido ao IFPR

Outro momento importante que marcou a abertura do evento foi a entrega dos dois prêmios de primeiros lugares conquistados pelo IFPR na 10ª Exibição Internacional de Invenções e 3º Fórum Mundial de Invenção e Inovação, o maior evento de inovação que ocorreu em setembro, na China. Foram premiados os projetos “Soluções Tecnológicas de Baixo Custo para o Desenvolvimento Regional: Caso de Ventilação Inteligente Aviária” e “Módulo Controlador de Processo de Pasteurização através de Aplicativo para Smartphone”, dos campi Capanema e Assis Chateaubriand”.

A finalização da primeira noite do Se²pin foi a apresentação do espetáculo “Oração pelo fim do mundo”, da Companhia de Balé de Londrina.

A programação do Se²pin continua na quarta-feira (17), e começa com a apresentação artística e cultural “Raízes da Terra”, do Campus Campo Largo. Durante a manhã, os gestores do IFPR também estarão no Centro de Convenções e Eventos de Londrina para a reunião ordinária do Colégio de Dirigentes (Codir).