Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro

Londrina recebe maior evento de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR

Publicado em 10/10/2018

Com o tema “Ciência, Mulher e Igualdade: liberdade sem fronteiras para a inovação”, a sétima edição do Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin) do Instituto Federal do Paraná será realizada de 16 a 19 de outubro, no Centro de Convenções e Eventos de Londrina. É a primeira vez que o evento acontece na região norte do Paraná.

O Se²pin tem como objetivo possibilitar aos estudantes a divulgação de seus trabalhos e a troca de experiências, além de promover o encontro da comunidade acadêmica, pesquisadores e extensionistas de todos os campi do Instituto.

São esperados cerca de 800 estudantes, servidores e professores vindos de delegações dos 25 campi da instituição. O Seminário do IFPR é gratuito e aberto à visitação da comunidade. Estudantes da rede estadual e municipal de Londrina e de outras instituições de ensino são bem-vindos.

Segundo Marcelo Estevam, pró-reitor de extensão, pesquisa, pós-graduação e inovação do IFPR, este é o 2º ano que o evento é aberto à comunidade. “Serão aproximadamente 800 participantes do IFPR e a estimativa é de mais 700 visitantes durante os 3 dias de seminário. É o nosso maior evento reunindo ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Neste ano, teremos dois palestrantes internacionais, reforçando o momento de internacionalização da Rede Federal. Outra novidade é a participação da pós-graduação do IFPR, os alunos e coordenadores de mestrado participarão como apresentadores e em reunião sobre o planejamento futuro da pós-graduação no Instituto,” destaca o pró-reitor.

De acordo com Odacir Antonio Zanatta, reitor pro tempore do Instituto Federal do Paraná, “o Se²pin é um evento de extrema importância para a formação integral do estudante e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no âmbito do Instituto desde o Ensino Médio para o pensamento e rigor científicos, e a sua importância no processo de aprendizagem ao longo da vida acadêmica”, ressalta o reitor.

Programação

O VII Se²pin tem início no dia 16 de outubro, com o credenciamento dos estudantes e a cerimônia oficial de abertura. A programação do primeiro dia se encerra com a apresentação “Oração pelo fim do mundo”, do Ballet de Londrina.

O segundo dia do evento, 17 de outubro, é reservado às mostras de pôsteres e IFTech, no período da tarde, e também conta com duas palestras, no período da manhã.

No dia 18, terceiro dia de evento, serão realizadas as oficinas, comunicações orais e também a Mostra de Robótica, no período da manhã. Durante a tarde, serão realizadas as visitas técnicas aos Museu de Arte de Londrina, Museu Histórico de Londrina e Parque Municipal Arthur Thomas.

O último dia de programação (19) começa com palestra e sessões temáticas. No período da tarde será realizada a cerimônia de premiação e encerramento.

Na ocasião, também serão expostas as obras recém lançadas da Editora IFPR.

Conheça as palestras que fazem parte da programação

A programação científica do evento conta com quatro palestras, duas delas ministradas por pesquisadores portugueses.

No dia 17 de outubro, no período da manhã, serão realizadas as palestras “Patentes Verdes, Sustentabilidade e Inovação”, ministrada por Douglas Alves Santos, do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (Inpi), e “Viver é a melhor opção”, com Tânia Elias da Vinha Andrade.

No dia 19 de outubro, última dia do evento, o Se²pin recebe os palestrantes portugueses Jorge Miguel dos Reis Silva e Maria Emília Baltazar. Silva ministra a palestra “URBLOG: O Dirigível como plataforma aérea multifuncional”, na qual relata o processo de transformação de uma ideia em um protótipo de dirigível para o transporte de cargas e pessoas.

A doutoranda Maria Emília vai ministrar a palestra “Pesquisa e Inovação no Núcleo de Investigação em Transportes da UBI”, em que faz um relato de experiência sobre ser uma pesquisadora mulher na área de transporte aéreo em Portugal. Os palestrantes estão ligados à Universidade da Beira Interior.

Sobre o Se²pin

O Se²pin é um evento que se consolida na história do Instituto Federal do Paraná. A cada edição, são apresentados mais de 400 trabalhos distribuídos nas modalidades de apresentação de pôster, comunicação oral, apresentações artísticas e culturais, mostra de robótica e mostra de projetos IFTech (protótipos).

A cada ano os trabalhos estão mais qualificados, demonstrando a dedicação dos estudantes e servidores e a maturidade acadêmica adquirida através desta experiência, que é a articulação entre o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação.

O Se²pin se renova diante dessas diferentes perspectivas e se fortalece nas comunidades interna e externa, tornando-se uma referência nos debates e na divulgação das produções científicas e tecnológicas.

Serviço

VII Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin) do IFPR
Local: Centro de Convenções e Eventos de Londrina – Rod. Mabio Gonçalves Palhano, 3333, Londrina – PR.
Data: 16 a 19 de outubro
Horário: 10h às 22h (16/10); 08h30 às 20h45 (17/10); 08h30 às 21h (18/10); 08h45 às 18h30 (19/10).

Saiba mais