Início notícias Congresso Estadual de Estudantes será realizado em agosto, no Campus Telêmaco Borba

Os estudantes do Instituto Federal do Paraná e as entidades – grêmios estudantis, centros acadêmicos e diretórios acadêmicos – que os representam têm até o dia 08 de julho para indicar delegados para o 2º Congresso Estadual dos Estudantes do IFPR (CEEIFPR), que será realizado entre os dias 14 e 16 de agosto, no Campus Telêmaco Borba. São esperados 200 participantes, entre estudantes e organizadores.

O 2º CEEIFPR é uma realização do Conselho Estadual de Estudantes do IFPR, com o apoio do Grêmio Estudantil do Campus Telêmaco Borba e da Comissão de Acompanhamento das Relações Estudantis (Care).

O evento tem como objetivo reunir as lideranças estudantis dos campi para a definição de pautas e ações de interesse dos segmentos secundaristas e universitários. “O 2º CEEIFPR vai dar continuidade à pauta do primeiro congresso. O que buscamos é fortalecer a organização do movimento estudantil e a construção da sua identidade no IFPR”, afirma a estudante Gabriella Siqueira, do grêmio estudantil do Campus Telêmaco Borba e representante dos estudantes na Care.

A programação do evento vai contar com plenária de abertura, grupos de discussão, oficinas temáticas e plenária final. Nesta edição, o Congresso tem como tema “Os novos desafios na luta contra o sucateamento da educação pública federal”.

Eleições de delegados

Até o dia 08 de julho, os representantes dos campi deverão ter sua indicação formalizada, por meio de formulário eletrônico. De acordo com a Convocatória do congresso, cada campus será representado por sete delegados, dois representantes das entidades estudantis e outros cinco delegados que representam a totalidade de estudantes do campus, eleitos em assembleias.

Saiba mais

O primeiro CEEIFPR foi realizado no Campus Assis Chateaubriand, em agosto de 2017. A programação do evento encerrou-se no dia 11, data em que se comemora do Dia do Estudante no Brasil. A primeira edição do CEEIFPR resultou em uma carta de reivindicações e também no estabelecimento do Conselho Estadual dos Estudantes dos Campi do IFPR. Confira: