Campus Irati inaugura ginásio de esportes – Instituto Federal do Paraná

Campus Irati inaugura ginásio de esportes

A comunidade de Irati e região ganhou, nesta segunda-feira (14), mais uma estrutura para eventos esportivos, culturais e de lazer. Um ginásio de 1.682,74 m² com capacidade para 800 pessoas,  arquibancada, vestiários, enfermaria, sala de ginástica e palco foi entregue no Campus Irati. A obra, que iniciou em março de 2017, implicou um investimento de 2,8 milhões de reais e atenderá não apenas aos estudantes e servidores do campus, mas toda a comunidade iratiense, principalmente os moradores dos conjuntos habitacionais ao redor da unidade do IFPR.

Para as estudantes Leane Camile Konopka e Mariana Becker Domingues, dos cursos de Informática e Agroecologia, e que são atletas de vôlei do Campus Irati, o ginásio era o incentivo que faltava para buscar melhores resultados e novas medalhas. Mariana, que pratica a modalidade desde os 12 anos, afirma que a locomoção do campus para outras quadras cedidas pelo município era um ponto complicado. “Tínhamos que disputar a área do ginásio com outras modalidades e até com o time de vôlei do próprio município. Conciliar os horários e o deslocamento era difícil. Por isso é tão essencial ter o ginásio aqui pra gente. Vai facilitar os treinos, poderemos separar o masculino e feminino, pois até a altura da rede é diferente. Estou certa de que vamos poder treinar mais e trazer mais medalhas”. Leane completa: “a gente está muito animada, tanto para o JIFSul quanto para o JIFPR, em Umuarama. E vamos ter um bom tempo para treinar. No final do mês vamos fazer uma seletiva e queremos estar muito preparadas”.

A diretora-geral do Campus Irati, Ana Radis, destacou o caráter múltiplo do ginásio, que atende desde eventos como as etapas locais da Olimpíada de Robótica, apresentações culturais e competições esportivas. “Esta obra é de grande importância para o IFPR, mas também para o município e região, pois esperamos utilizar não apenas para atividades escolares e eventos institucionais, mas também sediar competições esportivas em parceria com prefeituras e demais órgãos governamentais”.

O reitor pro tempore, Odacir Antonio Zanatta, lembrou que este é um dos seis ginásios previstos para serem entregues este ano. Umuarama e Ivaiporã já tiveram suas solenidades de inauguração, enquanto Cascavel receberá o ginásio no próximo dia 17 e ainda Jaguariaíva e Jacarezinho estão em fase de finalização das obras. Zanatta também agradeceu o esforço dos servidores que, desde a inauguração do campus, levaram os alunos para treinar em outros espaços cedidos pela prefeitura e que, agora, poderão desenvolver suas habilidades esportivas em casa. “Queremos e vamos lutar pela educação em tempo integral. Isso é evidente pelos recursos que estão sendo destinados para a construção de refeitórios. Por meio de edital, foram definidos que os primeiros campi contemplados serão Curitiba, Palmas e Umuarama”, enfatizou.

Cerimônia contou com participação dos estudantes

Os estudantes de Irati prestigiaram a solenidade com um desfile representativo das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação que realizam na unidade, assim como as modalidades culturais e esportivas nas quais estão envolvidas. A representação cênica lembrou dedicação e atuação dos 70 servidores do campus para a efetivação de todas estas atividades que buscam assegurar a formação dos estudantes.