Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR INSTITUTO FEDERAL Paraná
Início notícias IFPR participa de evento de inovação tecnológica em Cascavel

IFPR participa de evento de inovação tecnológica em Cascavel

Publicado em

O IFPR participa, do dia 17 a 20 de maio, em Cascavel, da 10ª InnovaCities, maior evento de inovação tecnológica da região. A Feira Internacional de Ciências Aplicadas, Invenções, Inovação e Negócios tem expectativa de público de 10 mil pessoase promete movimentar o Centro de Convenções e Eventos do município.

Segundo o diretor da Agência de Inovação (Agif) do Instituto Federal do Paraná, Gutemberg Ribeiro, a participação do IFPR no evento é fundamental, tendo em vista o objetivo institucional de difundir para a sociedade, em particular a paranaense, os resultados dos esforços do Instituto em suas atividades voltadas à pesquisa, extensão e inovação tecnológica. “O InnovaCities é um evento de grande representatividade na área da inovação tecnológica e empreendedorismo, e reúne grandes palestrantes da área, além de contar com oficinas, fóruns e demais atividades voltadas a este foco,” ressalta o diretor.

Durante os quatro dias de Feira acontecerão palestras, mostras, oficinas, exposições, fóruns e workshops. Dentre os ministrantes confirmados estão o youtuber Iberê Thenório, do canal “Manual do Mundo”, e Walter Longo, publicitário e administrador de empresas.

Com a coordenação da Agência de Inovação do IFPR (Agif), o Instituto Federal do Paraná estará presente em um estande no evento apresentando os seguintes trabalhos:

  • Campus Assis Chateaubriand – Processo de Pasteurização Automatizado e Controlado por Software Supervisor; Sistema de coleta, armazenamento e apresentação multifunção de dados meteorológicos e ambientais; Protótipo de automação de baixo custo utilizando Website Multiplataforma para o controle residencial;
  • Campus Capanema e Pinhais – Buscando Soluções Tecnológicas a Baixo Custo para o Desenvolvimento Regional: Caso da Ventilação e da Iluminação Inteligente do Aviário;
  • Campus Cascavel – Avaliação da atividade antioxidante de produtos naturais e sintéticos;
  • Campus Foz do Iguaçu – Produção de farinha de CMS (carne mecanicamente separada) de tilápia e aplicação em produtos alimentícios;
  • Campus Avançado Quedas do Iguaçu – Células Empreendedoras: Laboratório de Ideias; Otimizador Para Geração De Energia Fotovoltaica;
  • Agif/Proeppi – Kit didático de robótica móvel.

O diretor ainda lembra que o InnovaCities oportuniza a divulgação do nome da instituição no evento, bem como evidencia os trabalhos que estão sendo realizados nos campi. “Soma-se a isso a possibilidade de proporcionar aos nossos estudantes e pesquisadores participantes a experiência de conhecer o que vem sendo desenvolvido por outras instituições, bem como trocar experiências”, finaliza Gutemberg.

Os trabalhos apresentados pelo Instituto concorrem à premiação Abipir-FA nas categorias: inovação tecnológica; automação e robótica; inovação social/educação, inovação social/saúde; sustentabilidade e proteção ambiental, inovação gastronômica; o Prêmio Jovem Inovador e o Troféu Alireza Rastegar de Inovação Global.

Na ocasião também será realizado o Festival de Invenção e Criatividade (FIC), que é uma celebração do espírito inventivo, colaborativo e mão na massa da educação brasileira. Nele, crianças, jovens, familiares e educadores terão a oportunidade de explorar materiais e tecnologias high e low tech. O festival tem como objetivos divulgar, inspirar e facilitar a implementação de atividades de aprendizagem mão na massa em ambientes educacionais formais e não formais de todo o país.

Sobre a InnovaCities

A InnovaCities Internacional compõe o Circuito Internacional de Eventos da Ifia (International Federation of Inventors’ Associations). A Ifia é hoje uma importante entidade ligada a temas voltados à pesquisa, invenções e inovações do mundo, e a participação mais integrada do Brasil, de modo diferenciado, traz inúmeros benefícios, tais como visibilidade mundial, atração de investimentos, possibilidade de estabelecimento de parcerias nas áreas educacional, científica, tecnológica e de inovação, contribuindo para a geração de renda, desenvolvimento sustentável e melhoria no bem viver ou na vida com mais qualidade da população. Na América Latina, a IFIA é representada pela Abipir – Associação Brasil Internacional dos Inventores, Cientistas e Empreendedores Inovadores.

A abertura do evento acontece no dia 17 de maio, às 19h. A entrada é franca para todos da comunidade e a feira se encerra no domingo (20).

Serviço

  • InnovaCities – 10ª Feira Internacional de Ciências Aplicadas, Invenções, Inovação e Negócios
  • Data: 17 a 20 de maio de 2018.
  • Local: Centro de convenções de Cascavel
  • Programação e horários 
  • Mais informações estão disponíveis no site InnovaCities.
Topo