IFPR participa de evento de inovação tecnológica em Cascavel – Instituto Federal do Paraná

IFPR participa de evento de inovação tecnológica em Cascavel

O IFPR participa, do dia 17 a 20 de maio, em Cascavel, da 10ª InnovaCities, maior evento de inovação tecnológica da região. A Feira Internacional de Ciências Aplicadas, Invenções, Inovação e Negócios tem expectativa de público de 10 mil pessoase promete movimentar o Centro de Convenções e Eventos do município.

Segundo o diretor da Agência de Inovação (Agif) do Instituto Federal do Paraná, Gutemberg Ribeiro, a participação do IFPR no evento é fundamental, tendo em vista o objetivo institucional de difundir para a sociedade, em particular a paranaense, os resultados dos esforços do Instituto em suas atividades voltadas à pesquisa, extensão e inovação tecnológica. “O InnovaCities é um evento de grande representatividade na área da inovação tecnológica e empreendedorismo, e reúne grandes palestrantes da área, além de contar com oficinas, fóruns e demais atividades voltadas a este foco,” ressalta o diretor.

Durante os quatro dias de Feira acontecerão palestras, mostras, oficinas, exposições, fóruns e workshops. Dentre os ministrantes confirmados estão o youtuber Iberê Thenório, do canal “Manual do Mundo”, e Walter Longo, publicitário e administrador de empresas.

Com a coordenação da Agência de Inovação do IFPR (Agif), o Instituto Federal do Paraná estará presente em um estande no evento apresentando os seguintes trabalhos:

• Campus Assis Chateaubriand – Processo de Pasteurização Automatizado e Controlado por Software Supervisor; Sistema de coleta, armazenamento e apresentação multifunção de dados meteorológicos e ambientais; Protótipo de automação de baixo custo utilizando Website Multiplataforma para o controle residencial;
  • Campus Capanema e Pinhais – Buscando Soluções Tecnológicas a Baixo Custo para o Desenvolvimento Regional: Caso da Ventilação e da Iluminação Inteligente do Aviário;
  • Campus Cascavel – Avaliação da atividade antioxidante de produtos naturais e sintéticos;
  • Campus Foz do Iguaçu – Produção de farinha de CMS (carne mecanicamente separada) de tilápia e aplicação em produtos alimentícios;
  • Campus Avançado Quedas do Iguaçu – Células Empreendedoras: Laboratório de Ideias; Otimizador Para Geração De Energia Fotovoltaica;
  • Agif/Proeppi – Kit didático de robótica móvel.

O diretor ainda lembra que o InnovaCities oportuniza a divulgação do nome da instituição no evento, bem como evidencia os trabalhos que estão sendo realizados nos campi. “Soma-se a isso a possibilidade de proporcionar aos nossos estudantes e pesquisadores participantes a experiência de conhecer o que vem sendo desenvolvido por outras instituições, bem como trocar experiências”, finaliza Gutemberg.

Os trabalhos apresentados pelo Instituto concorrem à premiação Abipir-FA nas categorias: inovação tecnológica; automação e robótica; inovação social/educação, inovação social/saúde; sustentabilidade e proteção ambiental, inovação gastronômica; o Prêmio Jovem Inovador e o Troféu Alireza Rastegar de Inovação Global.

Na ocasião também será realizado o Festival de Invenção e Criatividade (FIC), que é uma celebração do espírito inventivo, colaborativo e mão na massa da educação brasileira. Nele, crianças, jovens, familiares e educadores terão a oportunidade de explorar materiais e tecnologias high e low tech. O festival tem como objetivos divulgar, inspirar e facilitar a implementação de atividades de aprendizagem mão na massa em ambientes educacionais formais e não formais de todo o país.

Sobre a InnovaCities

A InnovaCities Internacional compõe o Circuito Internacional de Eventos da Ifia (International Federation of Inventors’ Associations). A Ifia é hoje uma importante entidade ligada a temas voltados à pesquisa, invenções e inovações do mundo, e a participação mais integrada do Brasil, de modo diferenciado, traz inúmeros benefícios, tais como visibilidade mundial, atração de investimentos, possibilidade de estabelecimento de parcerias nas áreas educacional, científica, tecnológica e de inovação, contribuindo para a geração de renda, desenvolvimento sustentável e melhoria no bem viver ou na vida com mais qualidade da população. Na América Latina, a IFIA é representada pela Abipir – Associação Brasil Internacional dos Inventores, Cientistas e Empreendedores Inovadores.

A abertura do evento acontece no dia 17 de maio, às 19h. A entrada é franca para todos da comunidade e a feira se encerra no domingo (20).

Serviço

• InnovaCities – 10ª Feira Internacional de Ciências Aplicadas, Invenções, Inovação e Negócios
  • Data: 17 a 20 de maio de 2018.
  • Local: Centro de convenções de Cascavel
  • Programação e horários
  • Mais informações estão disponíveis no site InnovaCities.