Editora IFPR abre novas chamadas para a publicação de livros digitais – Instituto Federal do Paraná

Editora IFPR abre novas chamadas para a publicação de livros digitais

A Editora IFPR lançou duas chamadas no dia 23 de abril. Um dos convites é restrito para o público interno e visa compor um livro em comemoração aos 10 anos do Instituto Federal do Paraná. A outra chamada é aberta ao público externo e contempla proposta de livros originais ou a organização de coletâneas que retratem pesquisas em andamento ou concluídas e discussões teóricas com aplicabilidade prática na Educação Básica, Técnica e Tecnológica. As chamadas n° 01/2018 e n°02/2018 que orientam o encaminhamento das propostas de capítulos ou livros podem ser acessadas no site da Editora.

As inscrições devem ser efetuadas exclusivamente através do e-mail editora@ifpr.edu.br. O prazo para a chamada interna, que visa a composição do livro sobre os dez anos do IFPR, se encerra em 16 de setembro. Para a proposição dos e-books, o prazo é mais extenso e  vai até o dia 18 de dezembro.

10 anos de IFPR

Os Institutos Federais foram criados pela Lei nº 11.892, de 29 dezembro de 2008, quando o Ministério da Educação (MEC) instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.  Por isso, estão sendo realizadas ações em todo o país para a divulgação dos dez anos dos Institutos Federais, destacando sua identidade e papel social.  Além da oferta de educação profissional gratuita em diversas modalidades e níveis de ensino, os Institutos Federais promovem a extensão, pesquisa e inovação tecnológica.

A chamada interna especial n°02/2018 destina-se à seleção de um texto por campus para compor um livro em comemoração aos 10 anos do Instituto Federal do Paraná com intuito de disseminar a trajetória de trabalho para a consolidação de cada unidade, estimulando o registro da memória dos atores sociais que fizeram parte dessa história. A Editora dará preferência a produções textuais que abordem a constituição da identidade do IFPR com base nos 16 Indicadores da Identidade dos Institutos Federais.

É essencial que os autores interessados em enviar os textos para esta chamada cumpram todas as diretrizes editoriais específicas que vão orientar a publicação do livro.

Divulgação científica

A chamada n°02/2018 visa a publicação de livros e coletânea em formato digital e pretende disseminar conhecimento e saberes nas várias áreas de conhecimento como ciências agrárias, biológicas, exatas e da terra, saúde, humanas, sociais aplicadas, engenharias, linguística, letras e artes e multidisciplinar. Ao submeter os materiais textuais, é imprescindível que os proponentes verifiquem as áreas de conhecimento e seus respectivos escopos temáticos.