Audiências públicas do PDI chegam à fase final – Instituto Federal do Paraná

Audiências públicas do PDI chegam à fase final

Nesta semana, a agenda de audiências públicas do Plano de Desenvolvimento Institucional IFPR 2019-2023  segue a todo vapor pelos campi. As reuniões acontecem em Paranavaí, Astorga e Londrina, respectivamente nesta terça-feira (24), quarta-feira (25) e na quinta-feira (26), nas três cidades das 09 às 12h. Todos os servidores, estudantes e membros da comunidade externa estão convidados a participar.

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento que orienta a gestão em relação ao seu perfil e filosofia de trabalho, missão, objetivos estratégicos e diretrizes pedagógicas. Por isso, a construção coletiva, com participação de estudantes, servidores e representantes da sociedade civil, é fundamental. “O Plano de Desenvolvimento Institucional deve ser fruto da voz da comunidade IFPR, por isso a adoção de uma metodologia participativa, que possa trazer maior transparência ao processo e permitir que sejam ouvidos representantes de diferentes segmentos da sociedade”, explicou o pró-reitor Paulo Yamamoto, da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan). “É preciso definir para onde queremos caminhar”, destacou o reitor pro tempore do Instituto Federal do Paraná, Odacir Antonio Zanatta, durante a audiência pública realizada em Assis Chateaubriand.

Na semana passada, as audiências foram realizadas em Umuarama, Assis Chateaubriand e Goioerê. Em Umuarama, o evento foi realizado junto à reunião do colégio de dirigentes e a inauguração do ginásio de esportes da unidade.

Temas discutidos chamaram atenção da comunidade externa

O incentivo à prática esportiva foi tema de um dos questionamentos durante a audiência pública do PDI. Outros temas debatidos em Umuarama foram: institucionalização do uniforme escolar no âmbito do Instituto Federal e destinação de recursos da assistência estudantil , plano diretor e obras para estruturação do campus, internacionalização e Centro de Línguas do IFPR.

Em Assis, a comunidade tratou de temáticas como oferta de cursos, empreendedorismo e empregabilidade, maior envolvimento do IFPR com comunidades carentes e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Já em Goioerê, o destaque foi a entrega de um projeto de alteração de tipologia da unidade, que demanda deixar de ser um campus avançado, atrelado ao Campus Umuarama, e ter sua emancipação.

Estudantes participaram ativamente do PDI

O estudante Juan Abulquerque, do IFPR Campus Goioerê, destacou a presença dos alunos nas audiências do PDI. “Há estudantes que estão pensando o futuro da instituição, estão preocupados e engajados. Ouvir nossa voz é muito importante. O bom desenvolvimento deste plano está assegurado a partir da ampla participação da comunidade”.

Já Aliusha de Melo, representante do Grêmio Estudantil do IFPR Assis Chateaubriand, destacou quais as principais demandas dos estudantes para o campus. “A questão da alimentação na instituição, por meio da criação de um refeitório, é prioritária. Mas também é importante um local apropriado para que os estudantes possam permanecer nos períodos entre as aulas. Um espaço de lazer, para nosso convívio e recreação. Isso é constantemente pautado pelos alunos”.

As audiências públicas do PDI serão retomadas na segunda quinzena de maio, em Jacarezinho (15/05), Telêmaco Borba (16/05) e Jaguariaíva (17/05).

Agenda de audiências públicas

As reuniões acontecem até o dia 28 de maio de 2018. Em cada campus e na reitoria do IFPR, as reuniões têm, aproximadamente, três horas de duração e toda a comunidade está convidada a participar. Você pode conferir a agenda de reuniões e mais informações na página do PDI IFPR 2019-2023.

Um formulário on-line está aberto para obter contribuições da comunidade interna e externa, a qualquer tempo, no período em que o processo estiver em andamento, independentemente da realização ou não da audiência pública.