Campus Avançado Goioerê realiza X Encontro sobre a Organização do Trabalho Pedagógico no IFPR – Instituto Federal do Paraná

Na terça-feira (10), teve início o X Encontro sobre a Organização do Trabalho Pedagógico no IFPR, no Campus Avançado Goioerê. O evento tem por objetivo debater temas contemporâneos que envolvem a construção de Diretrizes Curriculares e à gestão de cursos na Rede Federal Educação Profissional, Científica e Tecnológica capacitando as equipes dirigentes.

Participaram do encontro servidores das equipes da Pró-Reitoria de Ensino e Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Direções-Gerais e Direções de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFPR, além de servidores lotados no campus anfitrião.

O primeiro dia contou com uma apresentação na abertura do evento, realizada pelos alunos do Projeto de Iniciação ao Circo do Campus Avançado Goioerê, orientados pelo professor Marcelo Colavitto, seguida de uma palestra ministrada pela professora Marta Sueli de Faria Sforni da Universidade Estadual de Maringá e finalizou com o espetáculo “Todos Fomos Alunos” com o Grupo Meu Clown.

O dia 11 foi marcado por diversos momentos de diálogo no campus. No período da manhã os participantes foram recepcionados por uma palestra sobre o Proeja e a Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, ministrada pela professora Sandra Regina de Oliveira Garcia, da Universidade Estadual de Londrina. No período da tarde e noite, o evento foi marcado pela continuidade das discussões, paralelo a uma reunião técnica com os Diretores de Ensino, Pesquisa e Extensão dos campi, que se estendeu até o encerramento do evento no dia 12.

Para o pró-reitor de ensino, Amarildo Pinheiro Magalhães, o evento “foi a grande expressão do que se espera de um encontro”. Ele atribui isso ao fato de que os servidores envolvidos puderam “colocar em diálogo suas esperanças, expectativas e angústias sobre o fazer pedagógico. Isso alimenta nossos sonhos e aumenta a responsabilidade em fazer com que o ensino no IFPR corresponda cada vez mais à singularidade da missão que nos identifica como instituição e como Rede”.

O diretor do Campus Avançado Goioerê, Marcos Paulo Rosa, também destaca que a realização do evento foi essencial para mostrar a realidade de um campus avançado aos demais 24 campi e Reitoria e buscar apoio institucional para a emancipação da unidade. O diretor destaca ainda que o planejamento e as discussões realizadas trazem mais inquietações e comprometimento de todos com a comunidade.

O Evento

O evento se justifica pela necessidade de atender as demandas institucionais, técnicas e pedagógicas contemporâneas no âmbito da Rede Federal Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e suas influências na gestão do Ensino no IFPR, sendo um momento privilegiado de diálogo sobre o fazer pedagógico que acontece cotidianamente em cada um dos campi da instituição.

Confira as fotos.

Com informações Campus Avançado Goioerê