Prorrogados os prazos dos editais de Assistência Estudantil – Instituto Federal do Paraná

Prorrogados os prazos dos editais de Assistência Estudantil

Foram prorrogados, até 29 de março, os cronogramas de análise socioeconômica das inscrições para os programas Estudante Atleta, Pbis e Pace, de Assistência Estudantil. Com isso, o prazo para publicação dos resultados preliminares foi adiado para 02 de abril de 2018.

Em virtude do feriado de Páscoa, a publicação do resultado preliminar da avaliação de aptidão do Programa Monitoria foi retificado para 29 de março. O prazo para interposição de recurso é de 02 a 04 de abril.

Segue abaixo informações e cronogramas atualizados dos editais dos Programas de Assistência Estudantil do IFPR.

Programa Estudante Atleta

O Programa Estudante Atleta visa selecionar estudantes de cursos técnicos e superiores para participação em projetos escolares esportivos. Os projetos serão propostos e coordenados por servidores com formação em Educação Física lotados nos campi de realização dos projetos, e devem abranger uma das 11 modalidades competitivas dos Jogos dos Institutos Federais: atletismo, judô, natação, tênis de mesa, basquete, futsal, futebol, handebol, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Durante o desenvolvimento do projeto, o Estudante Atleta poderá ser convocado a representar o campus ou o IFPR em competições esportivas.

Confira o cronograma atualizado do Programa Estudante Atleta:

Programa de Bolsas de Inclusão Social – Pbis

O Programa de Bolsas de Inclusão Social (Pbis) seleciona estudantes de cursos técnicos e superiores em situação de vulnerabilidade social para participação em projetos educacionais propostos por servidores do IFPR. Ao todo, serão distribuídas 100 bolsas entre os campi.

Confira o cronograma atualizado do Pbis:

Programa de Assistência Complementar ao Estudante – Pace

O Programa de Assistência Complementar ao Estudante (Pace) seleciona estudantes dos cursos técnicos e superiores na modalidade presencial em situação de vulnerabilidade socioeconômica para recebimento de auxílios, no valor de R$ 300, com a finalidade custear parcialmente despesas com alimentação, moradia, transporte e aquisição de material didático. Ao todo, serão distribuídos 3100 auxílios entre os 25 campi do IFPR.

Confira o cronograma atualizado do Pace:

Programa de Monitoria

O Programa de Monitoria busca selecionar estudantes de cursos técnicos e superiores para atuarem como monitores de componentes curriculares previamente estabelecidos pelo campus. Ao todos, serão distribuídas 100 bolsas entre os campi do IFPR.

Para este programa, além da avaliação socioeconômica, o estudante também passará por uma avaliação de aptidão para o desenvolvido das atividades de monitoria na disciplina escolhida. Além de ter sido aprovado no componente curricular para o qual se candidata, o estudante deverá ter 4h semanais livres para se dedicar às atividades de monitoria. Neste programa, será dada preferência aos estudantes de licenciatura.

Confira o cronograma atualizado do Programa de Monitoria:

• Inscrições: 23 de fevereiro a 02 de março
  • Avaliação socioeconômica: 05 a 09 de março
  • Resultado preliminar: 09 de março
  • Recursos: de 12 a 14 de março
  • Resultado final: 16 de março
  • Avaliação de aptidão – componente curricular: 19 de março a 30 de março
  • Resultado preliminar: 29 de março
  • Interposição de recursos: 02 a 04 de abril
  • Resultado final: 10 de abril

Programa Proeja

O Programa Proeja destina-se aos estudantes matriculados nos cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC) oferecidos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), oferecidos de forma presencial pelos campi do IFPR. As bolsas, no valor de R$ 300, destinam-se a custear parcialmente as despesas com alimentação, transporte e aquisição de material didático.

Confira o cronograma do Programa Proeja

• Inscrição: de 15 de fevereiro a 23 de março
  • Resultado preliminar: 09 de abril
  • Interposição de recursos: 09 a 11 de abril
  • Resultado final: 18 de abril

Programa de Apoio à Participação em Eventos Estudantis

O programa de Apoio à Participação em Eventos Estudantis destina recursos para apoiar a participação de estudantes do IFPR em eventos escolares e acadêmicos, de natureza científica, cultural, política e esportiva, no território nacional e/ou internacional, com vigência de março a dezembro de 2018.

O Apoio à Participação em Eventos será viabilizado mediante repasse financeiro dos seguintes auxílios: auxílio inscrição (até 200); auxílio hospedagem (R$ 110 por dia, até sete dias); auxílio alimentação (R$ 90, até sete dias); auxílio-transporte (variam de R$ 75 a 615, conforme a distância da cidade de realização do evento do campus).

As datas de envio das solicitações devem obedecer ao cronograma descrito no item 6 do Edital 005/2018.