Infraestrutura, assistência estudantil e expansão na oferta de cursos são temas centrais em audiências do PDI – Instituto Federal do Paraná

Desde o dia 27 de fevereiro, o Instituto Federal do Paraná realiza audiências públicas para ouvir sugestões e esclarecer dúvidas, tanto da comunidade interna quanto externa, que levem a formatação de um Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para a instituição com vigência entre 2019 e 2023.

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento que orienta a gestão em relação ao seu perfil e filosofia de trabalho, missão, objetivos estratégicos e diretrizes pedagógicas. Por isso, a construção coletiva, com participação de estudantes, servidores e representantes da sociedade civil, é fundamental.

Para isso, no primeiro semestre de 2018, o IFPR promoverá audiências em todas as cidades em que desenvolve suas atividades. Confira o calendário de audiências.

Os encontros já foram realizados nas unidades: Educação a Distância (EaD), Reitoria e campi Curitiba, Colombo, Pinhais e Paranaguá. Nesta semana, as audiências estão previstas nos campi Palmas (13/03, 19h) e União da Vitória (14/03, 09h).

Os temas mais recorrentes nos encontros estão de acordo com a realidade de cada unidade ou campus. Em Curitiba, por exemplo, as perguntas se centraram em questões sobre o orçamento da instituição e investimentos em obras de consolidação do campus.

A infraestrutura também foi assunto em Paranaguá. Foram apontadas, por exemplo, a necessidade de revitalização predial na unidade, a construção de passarelas entre os blocos e discutidas questões acerca da assistência estudantil de acordo com a oferta de cursos da Educação de Jovens e Adultos.

Outra demanda comum nas audiências públicas, levantada por estudantes de Pinhais e Colombo, por exemplo, foi a necessidade de refeitório e cantina. Palmas, Umuarama e Curitiba foram as unidades selecionadas, recentemente, em edital interno para construção de espaço adequado à alimentação escolar.

Em campi mais jovens, os questionamentos da comunidade externa também estiveram concentrados na oferta de novos cursos.

“O PDI é como o planejamento que cada estudante faz para sua vida e carreira, tanto acadêmica como profissional”, explicou o diretor Adriano Silva, para os estudantes do Campus Curitiba. “Este planejamento que consiste em pensar sobre o que se quer, qual sua identidade, que percurso é preciso trilhar até a profissão que deseja seguir, como alcançar isso, que disciplinas devem ser cursadas ou em que projetos de pesquisa ou extensão se dedicar”.

“As audiências são um esforço conjunto de buscar alternativas para o crescimento e consolidação do IFPR”, afirmou Paulo Yamamoto, pró-reitor de planejamento e presidente da Comissão de Coordenação Geral do PDI. “Este documento é tão fundamental, que somos fiscalizados pelos órgãos de controle a partir das diretrizes que inserimos neste plano”, explica.

O processo é coordenado por uma Comissão, composta por pró-reitores, diretores sistêmicos, diretores-gerais, além de outros servidores, encabeçada pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).

Um formulário on-line está aberto para obter contribuições da comunidade interna e externa, a qualquer tempo, no período em que o processo estiver em andamento, independentemente da realização ou não da audiência pública.

Para mais informações, acesse a página do PDI.