Audiências públicas do PDI têm início e comunidade é chamada a participar – Instituto Federal do Paraná

Audiências públicas do PDI têm início e comunidade é chamada a participar

A agenda de audiências públicas do Plano de Desenvolvimento Institucional IFPR 2019-2023 tem início nesta semana. A primeira será realizada na noite desta terça-feira (27), das 19h às 22h, com os servidores, estudantes e comunidade externa ligados à Diretoria de Educação a Distância do IFPR.

Nas próximas semanas, uma delegação com representantes da comissão de coordenação geral e das comissões técnicas do PDI estarão nos campi, a fim de ouvir as contribuições da comunidade para a construção do documento que vai nortear as ações do IFPR para os próximos cinco anos.

Nesta semana, ainda serão realizadas reuniões na reitoria do IFPR, na quarta-feira (28), das 15h às 18h, e no Campus Curitiba, na quinta-feira (01), das 15h às 18h. Todos os servidores, estudantes e membros da comunidade externa estão convidados a participar.

Solenidade de lançamento

Na noite desta segunda-feira (26), uma solenidade de lançamento foi realizada no auditório do Campus Curitiba. A cerimônia de abertura do PDI 2019-2023 contou com a participação do reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, do pró-reitor de planejamento e desenvolvimento institucional e presidente da comissão de coordenação geral do PDI, Paulo Yamamoto, do diretor-geral do Campus Curitiba, Adriano Willian da Silva, do reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Luiz Alberto Pilatti, e da chefe do gabinete do reitor da UTFPR, Isaura Alberton de Lima.

Durante a solenidade, o reitor do IFPR falou diretamente aos estudantes dos cursos técnicos, superiores e de pós-graduação do IFPR, representados na ocasião pelos discentes do Campus Curitiba, presentes na solenidade: “A construção de um documento tão importante quanto o PDI só se justifica em vocês, estudantes. Queremos fortalecer o pedido de que vocês nos ajudem, participem da elaboração deste documento, que vai nortear as ações do IFPR pelos próximos cinco anos”.

Após a cerimônia, o reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Luiz Alberto Pilatti, proferiu palestra sobre o PDI, em que abordou a experiência da construção do documento na UTFPR para os anos de 2013 a 2017.

Pilatti presidiu o processo de construção do PDI 2013-2017 do UTFPR, reconhecido como um dos processos mais democráticos e participativos realizados até então em uma instituição federal de ensino e no qual o IFPR se inspira, com a realização da sistemática de audiências públicas na reitoria e nos campi. Ele também destacou a importância da participação da comunidade, sobretudo estudantes e servidores, para a definição da identidade institucional que o IFPR pretende construir nos próximos anos. “A comunidade precisa estar ciente de que este processo é a vida da instituição para além dos cinco anos de vigência do documento”, afirma.

Agenda de audiências públicas

As reuniões estão concentradas em nove semanas, distribuídas no período que vai de 26 de fevereiro a 24 de maio de 2017. Em cada campus e na reitoria do IFPR, as reuniões terão três horas de duração e toda a comunidade está convidada a participar.

Você pode conferir a agenda de reuniões e mais informações na página do PDI IFPR 2019-2023.