Instrução Normativa nº 05/2017 é tema de capacitação em Pinhais – Instituto Federal do Paraná

Instrução Normativa nº 05/2017 é tema de capacitação em Pinhais

Entre os dias 31 de janeiro e 02 de fevereiro o Campus Pinhais sedia o curso de capacitação sobre a Instrução Normativa nº 05/2017 (IN05) e Formação de Planilha de Custos. O curso reúne 50 participantes, dentre diretores de planejamento e administração, pregoeiros e demais envolvidos no planejamento de contratações dos campi e da reitoria do IFPR.

A demanda para realização da capacitação partiu da Pró-Reitoria de Administração (Proad). Diante da solicitação, a Diretoria de Capacitação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (DCA/Progepe) entrou em contato com o Ministério do Planejamento (MP), entidade que emitiu a instrução normativa tema do curso, e as servidoras Andréa Ache e Maria Arcângela Silva Casagrande, ligadas ao Departamento de Normas e Sistemas de Logística da Secretaria de Gestão do MP, aceitaram o convite de ministrar a formação no IFPR.

De acordo com Veridiana Torri Tonetto, da DCA, a opção por buscar profissionais aptos a ministrar cursos de capacitação dentre os órgãos do setor público se mostra mais fácil – muitos já estão acostumados a realizar esse tipo de ação, como é o caso das servidoras do MP. “O curso será ministrado por servidoras ligadas à coordenação que emitiu a instrução normativa, como colaboradoras eventuais”, destaca.

Para Maria Arcângela, é de interesse do MP difundir informações sobre os assuntos ligados ao órgão. “Nosso objetivo é que os participantes possam se familiarizar com a IN 05 [publicada recentemente, em maio de 2017] e ajudá-los sempre que houver necessidade”.

Na abertura do curso, o reitor pro tempore, Odacir Antonio Zanatta, a pró-reitora de gestão de pessoas, Eliane Mesquita e o pró-reitor de administração, Carlos Eduardo Fonini Zanatta, deram boas-vindas aos participantes.

“Quando vemos uma sala cheia de servidores interessados em buscar capacitação, em janeiro, antes mesmo do período letivo iniciar no IFPR, percebemos que vocês querem acertar. Isso aumenta a nossa responsabilidade de oferecer uma capacitação que supra as expectativas dos servidores e que realmente colabore no trabalho desenvolvido por vocês no campus, neste caso, para que os processos de licitação sejam realizados cada vez melhor, respeitando as normas que o regem”, destaca Zanatta.

Sobre o curso

Esta foi a primeira ação de capacitação de 2018 promovida pelo IFPR aos seus servidores. O curso de formação busca apresentar aos participantes os principais itens da Instrução Normativa n° 05/2017, bem como o novo modelo de contratação de serviços, capacitando os servidores para que os procedimentos licitatórios do Instituto Federal do Paraná estejam adequados a esta nova realidade. O enfoque do curso será o planejamento da contratação e a formação da planilha de preços.

Necessidades de capacitação para 2018 podem ser indicadas até quarta-feira (7)

Os servidores do IFPR têm até a próxima quarta-feira (7) para contribuir com o Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC), promovido pela Diretoria de Capacitação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (DCA/Progepe). Por meio da ferramenta, a DCA busca identificar as demandas por capacitação de docentes e técnico-administrativos, para o planejamento das ações nesta área em 2018. O formulário eletrônico está disponível na página da Progepe.