Institutos federais completam nove anos de criação nesta sexta-feira (29) – Instituto Federal do Paraná

Institutos federais completam nove anos de criação nesta sexta-feira (29)

Neste último dia útil de 2017, o IFPR, bem como os demais institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia, completa nove anos de criação. Com forte potencial inclusivo, hoje essas instituições atendem cerca de 1 milhão de alunos.

Juntos, os 38 institutos federais possuem cerca de 70 mil servidores (docentes e técnico-administrativos), que trabalham em 644 campi divididos entre todas as unidades da federação.

Histórico

Com a entrada em vigor da Lei 11.892/2008, a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (ET-UFPR) foi transformada em IFPR, autarquia que, desde então, possui autonomia administrativa e pedagógica. Nesses nove anos de história, a instituição vivenciou uma intensa expansão. Já somos 20 campi e cinco campi avançados espalhados pelo estado. Compõem a nossa comunidade acadêmica cerca de 22 mil estudantes (em cursos presenciais e a distância) e 1877 servidores (docentes e técnicos).

Outros dados sobre o nosso instituto estão disponíveis no Portal Info.

Mapa do Paraná traz a localização dos 25 campi do IFPR

Conheça os campi do IFPR

Missão

Os IF’s ofertam educação pública, gratuita e de excelência. Do ensino básico à pós-graduação, também desenvolvem projetos de pesquisa aplicada e de extensão tecnológica em equilíbrio com as demandas dos arranjos produtivos locais. Além de educar profissionais éticos e qualificados para o mercado de trabalho, os Institutos Federais formam cidadãos do mundo. As parcerias com mais de 30 países possibilitam que estudantes e servidores tenham a oportunidade de conhecer várias nações e culturas, através da mobilidade acadêmica e do compartilhamento de conhecimento e boas práticas.

Selo comemorativo

De iniciativa do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), foi realizado, em novembro, concurso para a escolha do selo comemorativo de 10 anos de criação dos Institutos Federais. Ao todo, 18 instituições apresentaram propostas, sendo o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) o vencedor. A marca deve compor todas as peças institucionais impressas e digitais de 29 de dezembro de 2017 até 29 de dezembro de 2018.

Com informações do Conif.