Plano de Logística Sustentável do IFPR recebe sugestões até fevereiro – Instituto Federal do Paraná

Logística Sustentável

Plano de Logística Sustentável do IFPR recebe sugestões até fevereiro

Estudantes, servidores e membros da comunidade externa estão convidados a participar da construção do Plano de Logística Sustentável (PLS) do IFPR. O documento está disponível para consulta pública e recebe contribuições até o dia 16 de fevereiro. As sugestões de melhorias, críticas ou elogios devem ser encaminhadas por meio de formulário eletrônico.

Para o pró-reitor de planejamento e desenvolvimento institucional, Paulo Yamamoto, a participação dos estudantes do IFPR nesta fase de consulta pública é de suma importância. “Todas as sugestões são bem-vindas, até mesmo aquelas que possam parecer simples a princípio, como a instalação de uma lixeira em um local específico. Os estudantes sabem quais são as necessidades dos seus campi e quais ações farão a diferença nessa realidade”.

O sucesso da implementação do PLS também vai depender da adesão dos discentes. “Hoje os estudantes representam a maior parte da nossa comunidade interna – são cerca de 28 mil pessoas. O cumprimento das metas planejadas para 2018 só será possível com a atenção dos discentes”, afirma.

O que é o Plano de Logística Sustentável?

O plano de logística sustentável é um instrumento que visa implantar medidas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos nas instituições.

No IFPR, o documento foi elaborado pelo Comitê Gestor de Elaboração do PLS, instituído pela Portaria 438/2017. A construção do documento também contou com a colaboração de comissões instituídas em cada campi e na Diretoria de EaD, que apresentaram as medidas já executadas e propuseram outras.

O PLS do IFPR está estruturado em planos de ação, divididos em onze temas. As ações contêm metas, cronograma, indicadores e setores responsáveis. As metas contidas no documento referem-se ao ano de 2018 e deverão ser revisadas e atualizadas anualmente.

“Faz parte da nossa missão institucional a formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento sustentável”, afirma o pró-reitor de planejamento e desenvolvimento institucional, Paulo Yamamoto. “Assim, o PLS visa atender não apenas às exigências legais, mas também à nossa missão institucional”.

Após a consulta pública, o texto segue para aprovação do Conselho Superior do IFPR (Consup).