Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR INSTITUTO FEDERAL Paraná
notícias principal Plano de Logística Sustentável do IFPR recebe sugestões até fevereiro

Plano de Logística Sustentável do IFPR recebe sugestões até fevereiro

Publicado em

Estudantes, servidores e membros da comunidade externa estão convidados a participar da construção do Plano de Logística Sustentável (PLS) do IFPR. O documento está disponível para consulta pública e recebe contribuições até o dia 16 de fevereiro. As sugestões de melhorias, críticas ou elogios devem ser encaminhadas por meio de formulário eletrônico.

Para o pró-reitor de planejamento e desenvolvimento institucional, Paulo Yamamoto, a participação dos estudantes do IFPR nesta fase de consulta pública é de suma importância. “Todas as sugestões são bem-vindas, até mesmo aquelas que possam parecer simples a princípio, como a instalação de uma lixeira em um local específico. Os estudantes sabem quais são as necessidades dos seus campi e quais ações farão a diferença nessa realidade”.

O sucesso da implementação do PLS também vai depender da adesão dos discentes. “Hoje os estudantes representam a maior parte da nossa comunidade interna – são cerca de 28 mil pessoas. O cumprimento das metas planejadas para 2018 só será possível com a atenção dos discentes”, afirma.

O que é o Plano de Logística Sustentável?

O plano de logística sustentável é um instrumento que visa implantar medidas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos nas instituições.

No IFPR, o documento foi elaborado pelo Comitê Gestor de Elaboração do PLS, instituído pela Portaria 438/2017. A construção do documento também contou com a colaboração de comissões instituídas em cada campi e na Diretoria de EaD, que apresentaram as medidas já executadas e propuseram outras.

O PLS do IFPR está estruturado em planos de ação, divididos em onze temas. As ações contêm metas, cronograma, indicadores e setores responsáveis. As metas contidas no documento referem-se ao ano de 2018 e deverão ser revisadas e atualizadas anualmente.

“Faz parte da nossa missão institucional a formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento sustentável”, afirma o pró-reitor de planejamento e desenvolvimento institucional, Paulo Yamamoto. “Assim, o PLS visa atender não apenas às exigências legais, mas também à nossa missão institucional”.

Após a consulta pública, o texto segue para aprovação do Conselho Superior do IFPR (Consup).

Saiba mais

Galeria de Fotos

Topo