Campus Colombo recebe última reunião do Codir de 2017 – Instituto Federal do Paraná

Campus Colombo recebe última reunião do Codir de 2017

Nesta quarta-feira (28), foi realizada a última reunião ordinária do Colégio de Dirigentes do IFPR (Codir). O Campus Colombo, na região metropolitana de Curitiba, recebeu os dirigentes da instituição. O encontro teve início às 09h, com uma visita dos dirigentes às instalações do campus, que hoje se encontram em imóvel cedido pela prefeitura do município. A discussão dos assuntos em pauta seguiu por toda manhã e tarde.

Ordem do dia

A Ordem do Dia teve início com a apresentação, pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dtic), do Sistema SIG e do cronograma de ações adotado pela unidade para implementação e uso dos novos módulos junto aos setores e campi do IFPR. “Nossa previsão é que até dezembro de 2018 todos os módulos do sistema estejam implantados e que, em dezembro de 2019, seu uso esteja consolidado junto aos servidores”, afirma Carla Hamel Wojcik Garcia.

Em seguida, servidores da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) apresentaram o Plano de Logística Sustentável (PLS). O coordenador de projetos organizacionais e indicadores, Caio Humberto Marenda, explicou aos presentes que o desenvolvimento e implementação do plano foi uma solicitação do Tribunal de Contas da União (TCU) ao IFPR. O documento, elaborado por um Grupo de Trabalho, segue agora para consulta pública. O pró-reitor de planejamento e desenvolvimento institucional, Paulo Yamamoto, trouxe informações sobre o Relatório de Gestão e a prestação de contas relativos ao ano de 2017. A diretora de planejamento e controle orçamentário, Alessandra Mariquito, apresentou a distribuição orçamentária para o próximo ano. Também foram apresentadas quais serão as obras prioritárias para conclusão em 2018 – no topo da lista estão aquelas iniciadas em 2017 e a construção de novos blocos de salas de aula.

O diretor-geral do Campus Pitanga, Vicente Sandeski, apresentou a proposta do novo organograma do IFPR. O assunto foi amplamente debatido entre os dirigentes e o assunto voltará à pauta do Codir na próxima reunião.

O pró-reitor de ensino, Amarildo Magalhães, expôs proposta de Calendário de Eventos para o ano de 2018 e também para as Semanas Pedagógicas, a serem realizadas antes do início dos períodos letivos pelos campi. A pró-reitora de gestão de pessoas, Eliane Mesquita, trouxe aos dirigentes presentes informações quantoà segunda rodada de provimento de cargos. “Serão nomeados 129 novos servidores, o que corresponde a 90% das demandas apresentadas pelos campi para o provimento dos cargos”, afirma a pró-reitora. Também foram abordados os temas do lançamento de um novo edital de remoção e da realização de um novo concurso público para 2018.

O pró-reitor de administração, Celso Buiar, tratou dos ajustes finais para o ano de 2017 e do planejamento de 2018. O diretor de educação a distância, Marcos Barbosa, apresentou aos dirigentes as duas ofertas de novas turmas em cursos EaD realizadas em 2017 e também o Plano de Ação dos Estúdios alocados na diretoria e nos campi.

Medalha Paulo Freire

Os dirigentes receberam os professores Roberto Martins e Luciana Maestro Borges, do Campus Paranaguá, que foram agraciados, no dia 23 de novembro, em Brasília, com a medalha Paulo Freire, pelo do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) Proeja “Gestão dos Territórios Tradicionais de Pescadores Artesanais”, junto à comunidade de pescadores e pescadoras artesanais do Litoral do Paraná.

Os professores exibiram aos dirigentes presentes um vídeo com fotografias do desenvolvimento do curso e depoimentos dos estudantes participantes. “Há uma demanda reprimida de 1,5 milhão de estudantes para os cursos na modalidade Proeja no Paraná. Nós temos capital humano para atendê-los. E que, em 2018, possamos ampliar nossas experiências nessa modalidade de curso”, pediu o professor Roberto. “Guaraqueçaba (um dos municípios litorâneos atendidos pelo projeto) está em último no ranking estadual de Educação. Para esses estudantes, foi um grande orgulho ter recebido esta medalha”, afirmou a professora Luciana.

Saiba mais: Projeto do Campus Paranaguá é premiado com Medalha Paulo Freire.

Assinatura de Ordem de Serviço

Durante a reunião, também foi realizada a assinatura da Ordem de Serviço que autoriza o início das obras de reformas de parte da estrutura que abriga o Campus Colombo. A prefeita do município de Colombo, Beti Pavin, esteve presente e assinou, ao lado do reitor pro tempore do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, o documento. A previsão é de que os trabalhos já se iniciem na segunda-feira (04) e sejam concluídos em um prazo de seis meses.

De acordo com Zanatta, este é um momento de alegria para a instituição. “Nosso maior desejo é que as atuais atividades sejam estendidas para novos cursos FIC, Proeja, cursos técnicos e superiores. A comunidade de Colombo merece esses investimentos e o acesso à educação de qualidade”, salientou.