IFPR esteve presente na 41ª Reditec – Instituto Federal do Paraná

IFPR esteve presente na 41ª Reditec

Um grupo de dirigentes do Instituto Federal do Paraná esteve, de 20 a 23 de novembro, em João Pessoa (PB), para a 41ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), momento no qual líderes dos Institutos Federais, Cefets e Colégio Pedro II se encontram anualmente para debater sobre o cenário educacional e traçar políticas de gestão, consolidando projetos institucionais e parcerias.

Além da presença no evento, o Instituto se sobressaiu em vários momentos.

Na terça-feira (21), o diretor-geral do Campus Jacarezinho, Rodolfo Fiorucci, falou sobre a nova metodologia curricular e de ensino do campus. Com a proposta de primar pelo protagonismo do estudante, o método oferece a oportunidade do discente escolher as unidades curriculares que quer cursar de acordo com seus interesses. “É orgulho estar lá, porque foi uma batalha muito grande para conseguirmos aprovar essa proposta justamente pelo seu tom inovador. Agora tivemos a oportunidade de mostrar o sucesso para toda a rede e, sendo uma das cinco experiências exitosas da área de ensino de todo país, representar Jacarezinho foi realmente enriquecedor”, declara Fiorucci.

Na noite do dia 21, Fernando Amorim, docente no Campus Jaguariaíva, foi congratulado, juntamente com outros, pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec) pela atuação à frente da Rede e-Tec Brasil, que comemora seus dez anos.

No dia seguinte, João Cláudio Madureira, diretor-geral do Campus Campo Largo, falou sobre o tema: “Integração Latino Americana: Agroecologia, o desenvolvimento sustentável e a soberania alimentar como experiência de internacionalização no IFPR”. O projeto entrou no componente de Internacionalização, pois traz a proposta de integração latino-americana. “Temos a presença de educandos de vários países da América Latina e Caribe, frequentando curso regular do IFPR e contribuindo para fortalecimento da área. É importante ressaltar que não é simplesmente a adição de estudantes, mas sim todo um projeto pedagógico pensado na perspectiva e na discussão latino-americana”. É o segundo ano consecutivo que o Campus Campo Largo expõe no evento, sendo que no ano passado esteve na experiência exitosa de Ensino. Atualmente, o curso superior em Agroecologia conta com 40 estudantes brasileiros de 11 estados e 15 discentes estrangeiros de cinco países.

Já o pró-reitor de extensão, pesquisa e inovação, Marcelo Estevam, participou do lançamento do livro “Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Forpog/Conif)”, no qual escreveu um capítulo.

A programação do dia 22 foi finalizada com o encerramento do programa Líderes para o Futuro, do qual participaram o reitor pro tempore do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, o chefe de gabinete, Marcos Paulo Rosa, o pró-reitor de planejamento e desenvolvimento institucional, Paulo Yamamoto, o pró-reitor de administração, Celso Luiz Buiar, e os diretores Rodolfo Fiorucci, Frank Silvanos Lagos e Vicente Sandeski.

Além desses momentos, durante todo o evento o IFPR esteve no pavilhão de exposições com a Mostra de Extensão e Cultura, apresentando as ações realizadas do ensino, pesquisa e extensão.

A Reditec é promovida pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação. Neste ano de 2017, a 41ª Reditec foi organizada pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), sendo sediada na cidade de João Pessoa. O evento foi realizado no Centro de Convenções do Estado da Paraíba.