Professores do IFPR participam de encontro nacional de artes – Instituto Federal do Paraná

Professores do IFPR participam de encontro nacional de artes

O IFPR esteve presente no II Encontro Nacional de Professores de Arte da Rede Federal, que aconteceu de 08 a 10 de novembro, paralelamente ao XIV Festival de Artes de Goiás, na cidade de Itumbiara (GO). Participaram do evento cerca de 70 professores, provenientes de 19 Institutos Federais.

O Instituto foi a única instituição da região sul no evento, representada pelos professores de Arte Everton Ribeiro, do Campus Campo Largo, e Katyuscia Sosnowski, do Campus Avançado Coronel Vivida – membros da Comissão Organizadora do Encontro -, além das professoras Maressa Oliveira Macedo, do Campus Irati, e Carine Xavier, do Campus Palmas. A proposta do evento foi debater temas pertinentes ao ensino de Arte, especialmente nos Institutos Federais, além do compartilhamento de experiências e fortalecimento da representatividade dos professores da área. O encontro foi aberto aos professores de Arte que atuam no Ensino Básico, Técnico e/ou Tecnológico.

“Os debates e encaminhamentos realizados no evento serão extremamente importantes para ações de valorização da Arte e Cultura no Instituto Federal do Paraná. Precisamos ter maior apoio e valorização ao ensino da Arte no âmbito do IFPR, principalmente no que diz respeito aos espaços físicos com infraestrutura que atenda às demandas do ensino de arte e editais que contemplem bolsas de iniciação artística, como o Pibic Júnior e o Bolsa Atleta, por exemplo”, declara Everton.

De acordo com a Diretoria de Extensão, Inclusão e Cultura, o Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do IFPR está em processo de criação e só falta ser aprovado pelo Conselho Superior do Instituto (Consup). A proposta de regulamentação do NAC foi discutida no Encontro de Arte e Cultura do IFPR, que aconteceu no dia 25 de outubro, paralelamente ao VI Se²pin, em Pinhais (PR).

“As discussões com professores de outras regiões do país contribuíram para percebermos que o Paraná ainda precisa avançar muito no que diz respeito à devida importância à Arte para o desenvolvimento humano e cognitivo dos estudantes do IFPR, no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. Isto certamente será pautado juntos aos NACs”, finaliza Everton.