Assistência Estudantil: IFPR amplia número de auxílios do Pace – Instituto Federal do Paraná

Assistência Estudantil: IFPR amplia número de auxílios do Pace

O IFPR ampliou os recursos destinados ao pagamento de auxílios do Programa de Auxílio Complementar ao Estudante (Pace). Com a liberação de verbas que estavam contingenciadas, será possível atender à totalidade dos estudantes inscritos e deferidos.

A ampliação dos recursos está oficializada no Adendo nº 002/2017, publicado em 31 de outubro.

Os recursos adicionais destinados ao Pace correspondem a, aproximadamente, R$ 620 mil.

De acordo com o coordenador de Assistência Estudantil (Daes/Proens), Cleverson Alberto Leonor, o replanejamento das ações voltadas ao interesse dos estudantes foi possível porque o governo liberou todo o orçamento da Assistência Estudantil do IFPR.  “Esses recursos estavam contingenciados, como medida de precaução frente à situação econômica do país”, explica.

“Com isso, pela primeira vez, em todo tempo de execução da Política de Assistência Estudantil, todos os estudantes em lista de espera foram atendidos, chegando ao cumprimento de 100% dos estudantes inscritos e deferidos para o programa de permanência da instituição”, observa o pró-reitor de Ensino, Amarildo Pinheiro Magalhães.

Ampliação

Com os recursos liberados, está sendo possível aumentar os auxílios da seguinte maneira:

• De 3500 previstos para 4295 auxílios-alimentação;
  • De 90 previstos para 103 auxílios-moradia;
  • E de 2000 previstos para 3254 auxílios-transporte.

Recursos investidos na ampliação

• 795 auxílios-alimentação, que equivalem a R$ 397.500,00;
  • 13 auxílios-moradia, que equivalem a R$ 5.980,00;
  • 1254 auxílios-transporte, o equivalente a R$ 225.720,00.

Totalidade de recursos

Dessa forma, até o final deste ano, o IFPR terá investido no Pace um total de, aproximadamente, R$ 8 milhões de reais. De acordo com a diretora da Daes, Aparecida Bernardete Gaion, este programa foi priorizado nas ações da assistência estudantil, tendo em vista sua profunda relação com os propósitos da mesma. Deste modo, foi possível o atendimento às principais reivindicações recebidas pela Daes, em especial dos estudantes, no que diz respeito ao implemento do auxílio-alimentação.

Retroativos

O pagamento dos auxílios-alimentação e moradia compreendem à retroatividade de outubro. Já os auxílios-transporte serão pagos aos estudantes em parcela única, correspondente ao mês de novembro.

A chamada desses estudantes foi feita pelo Edital nº 0105/2017, publicado em 01/11/2017.

Programa Complementar de Assistência ao Estudante (PACE)

O Programa de Assistência Complementar ao Estudante consiste em auxílios financeiros destinados ao custeio de despesas relativas à alimentação transporte e moradia do estudante devidamente matriculado nos cursos regulares dos campus do IFPR e, preferencialmente, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com o objetivo de promover a permanência, a inclusão e o êxito escolar dos estudantes.