IFPR ganha 18 prêmios na VI Ficiencias entre eles primeiro e segundo lugares gerais – Instituto Federal do Paraná

O IFPR ganhou 18 prêmios na VI Ficiencias, que encerrou-se na manhã desta sexta-feira (10). O Instituto esteve presente com 44 trabalhos de 13 campi.

Além das áreas do conhecimento, a premiação aconteceu por áreas temáticas e contou com menções honrosas, credenciais para participações em outras feiras e no programa de Vivência Estudantil da Itaipu. Confira abaixo os premiados do IFPR.

Dois projetos do Campus Paranaguá ganharam o primeiro e segundo lugares gerais da edição: “Dispositivo de proteção para processos de soldagem e corte com indicação visual de ruídos e outras condições operacionais” e “12girassóis – equipamento para otimizar a captação de energia solar em placas fotovoltaicas”, respectivamente. Já o projeto “Isarehs – projeto de aerogerador para iluminação de quadras recreativas” do Campus Curitiba garantiu a participação no programa de Vivência Estudantil, que é a imersão na Itaipu durante uma semana.

“Muito bom ganhar o segundo lugar geral, ainda mais que meus colegas conseguiram o primeiro, estou muito feliz. Estávamos desanimados porque a premiação acontecia e não ganhávamos nada e no final conseguimos a melhor premiação”, destaca Diego Francisco de França. “Voltamos pro IFPR com mais vontade de continuar nosso trabalho e esperamos ano que vem estar aqui de novo”, comemora João Henrique Nogueira. Os projetos dos discentes do Campus Paranaguá ganharam segundo e primeiro lugares gerais.

“Primeira vez na Feira, estamos muito realizadas”, finalizam as estudantes Bruna Miguelissa e Elizandra Dalpra do Campus União da Vitória, 2º lugar em Ciências Exatas e da Terra.

Cléber Serafin, diretor de Inovação da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação, ressalta o desempenho do IFPR: “fantástica a nossa participação, muitos projeto de alta qualidade e o reconhecimento da sociedade perante o trabalho feito pelos alunos do IFPR”.

A Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias) aconteceu em Foz do Iguaçu (PR) de 07 a 10 de novembro e é um evento internacional promovido pelo Parque Tecnológico Itaipu que reúne trabalhos do Brasil e Paraguai. O IFPR participou de todas as edições do evento. As fotos dos participantes estão na página do Facebook da reitoria.

Premiados

1º lugar geral: Dispositivo de proteção para processos de soldagem e corte com indicação visual de ruídos e outras condições operacionais (Campus Paranaguá)
2º lugar geral: 12girassóis – equipamento para otimizar a captação de energia solar em placas fotovoltaicas (Campus Paranaguá)

Ciências Sociais Humanas